Data: 13-Ago-2018
De: Moyses
Cidade: –
Assunto: Bibliografia – Protestantismo

***

Salve  Maria.

Caro André, você teria como me enviar os documentos desses encontros? Quero pesquisar mais a fundo os livros, os textos usados pelos palestrantes e também poder ler e pesquisar mais sobre aqueles que influenciaram Lutero e cia.
Desde já agradeço muito, pois foram as palestras, aulas e textos do professor Orlando que me socorreram do protestantismo.

Atenciosamente,

In  Corde Jesu, semper,
Moyses

***

Resposta

Muito prezado Moyses, salve Maria!

Envio-lhe algumas recomendações de livros sobre Lutero e o protestantismo.

O principal livro com as blasfêmias de Lutero chama-se TischredenConversas à Mesa (The Table Talk em inglês, Le Propos de Table em francês). Trata-se de uma coletânea escrita por discípulos de Lutero durante conversas tidas à mesa em Wittenberg. Os escritos foram publicados pouco tempo após a morte do herege. Infelizmente esse livro não conta com uma edição em língua portuguesa.

Recomendo também que leia o livro do Padre Júlio Maria chamado O diabo, Lutero e o protestantismo.

Há outros livros sobre o tema que também valem a pena, como o de Funck-Brentano, Lutero, que pode ser encontrado em https://www.floscarmeliedicoes.com.br/.

Na coleção La Nave y las Tempestades do padre Alfredo Saénz o volume 5, que trata da Reforma, é bastante interessante e completo.

No primeiro livro de sua trilogia (no volume chamado A Reforma Litúrgica de Cranmer), Michael Davies sintetiza a doutrina protestante de forma muito clara.

Espero ter ajudado. Escreva-nos sempre que desejar. É sempre uma alegria ver pessoas interessadas em defender a Deus e poder cooperar com elas nesse trabalho.

Salve Maria!

Leave a Reply