Data: 3-Mar-2018
De: Jefferson
Cidade: ———–
Assunto: Lutero e protestantismo

***

Prezado Andre,

Salve Maria, parabéns pela excelente palestra proferida no II CEUC sobre a vida de Martinho Lutero, acho muito importante que a ideia que temos de certas personagens seja desmistificada.

Não se podem apartar as obras de uma pessoa de suas virtudes, comportamentos e influências psicológicas. A tolice que assola as pessoas atualmente é essa preguiça – e também incapacidade intelectual – de escavar esses aspectos fundantes das coisas. Tudo hoje é doxa. Cada vez mais percebo que o declínio do intelecto, devido o relativismo e o primado do sofisma, afastou muitas pessoas da fé verdadeira.

Graças a Nosso Senhor e por interseção de Nossa Senhora voltei para o seio da Santa Madre Igreja e tenho estudado cada vez mais para amar mais a Deus e também para defender a nossa fé.

Esses estudos têm sido bastante edificados pelos textos do site Montfort, principalmente as lendárias respostas do prof Orlando Fedeli, e pelos vídeos de seus alunos como voce, o Emerson, o Marcelo, etc. Do Orlando, além da inteligência, cultura e firmeza e busca da precisão argumentativa (algo raríssimo hoje) o que mais tem me admirado é o amor a Nosso Senhor através da defesa da Verdade custodiada pela Igreja. Acredito que isso tenha marcado todos que puderam conviver com ele.

Tenho buscado ser uma voz em defesa da nossa fé no trabalho. O estudo e a oração são o nosso alimento nessa batalha que é tanto interna (paixões, soberba, estulticia) e externa com a malícia do mundo.

Termino este já extenso e-mail solicitando a referência daquelas frases blasfemas e imorais do Lutero.

Att,

Jefferson

***

Resposta

Muito prezado Jefferson, salve Maria!

Obrigado pelas palavras de apoio, que nos dão ânimo de continuar lutando por Deus e por sua Igreja.

Muito bom saber que você quer estudar para também participar desse combate!

Pelo que você nos escreva, concluo que você talvez não tenha feito ainda um estudo profundo da doutrina e história da Igreja. Recomendo-lhe, portanto, que comece estudando bem o catecismo. É o que todo católico deve conhecer.

Depois de saber bem o catecismo (comece pelo Terceiro Catecismo de São Pio X), você pode estudar alguns outros temas. Para ajudá-lo nessa tarefa recomendo-lhe:

– leia os artigos e as cartas do Prof. Orlando Fedeli. Ele foi um grande polemista católico, muito claro além de tratar de diversos temas

– o livro “Legítima Interpretação da Bíblia”, de Lúcio Narro

– o livro “A Inquisição em seu mundo”, de João Bernardino Gonzaga

– o livro “A Igreja, a Reforma e a Civilização”, do padre Leonel Franca

– o livro “Lutero” de Funck-Brentano (disponível aqui: https://www.floscarmeliedicoes.com.br/)

– o livro “O diabo, Lutero e o protestantismo”, do padre Júlio Maria de Lombaerde

Sobre Lutero e protestantismo, o principal livro com as blasfêmias de Lutero chama-se Tischreden, “Conversas à Mesa” (The Table Talk em inglês, Le Propos de Table em francês). Trata-se de uma coletânea escrita por discípulos de Lutero durante conversas tidas à mesa em Wittenberg. Os escritos foram publicados pouco tempo após a morte do herege. Infelizmente esse livro não conta com uma edição em língua portuguesa.

Leia o livro “Lutero” de Funck-Brentano (disponível aqui: https://www.floscarmeliedicoes.com.br/).

Recomendo também que leia o livro do Padre Júlio Maria chamado “O diabo, Lutero e o protestantismo”.

O volume sobre Lutero e o Protestantismo do Padre Saenz é muito bom.

Escreva-nos sempre que desejar. E reze por este apostolado.

Salve Maria!

Prof. André Melo

Leave a Reply