Data: 17-Mai-2018
De: Edgar Leandro
Cidade: Caruaru – PE
Assunto: Significado da doença

***

Prezado André Melo,Salve Maria.

Tenho uma dúvida que foi-me questionada por uma senhora que se encontra no momento doente,com câncer e que se tratando de Deus a mesma tem dúvida de sua existência/justiça. Espero que possas me ajudar.

Ela queria saber o significado da doença entre Deus e os filhos dele. Se Deus é Deus e a gente tem a maior fé nele,como o mesmo permite que numa mesma família quatro pessoas tenham a mesma doença ou seja o câncer? Tem Pessoas que falam que Deus mandou,mas como pode Deus mandar para um filho dele uma coisa ruim? porque ele mandaria estas doenças para as pessoas que tem Fé nele? toda desgraça que acontece falam que é porque Deus que quis,se morreu de facada foi porque Deus quis, mas porque por ele no meio? ele não tem nada a ver principalmente com esta doença maldita que é o câncer que maltrata muito as pessoas e com isso a gente fica em duvida deste amor de Deus para conosco. Tem gente que não tem doença de jeito nenhum e já outras pessoas são encarcadas com a doença. Eu queria saber se de fato Deus quer isso, o que é um erro,que eu acho que ele não vai querer coisas ruins para seus filhos ou é mando pelo diabo?

Desde já grato e aguardo sua resposta.

EDGAR

Resposta

Caro Edgar, salve Maria!

Tudo o que Deus faz ou permite é para nosso bem.

Deus quer para nós o maior dos bens, que é o céu. E se para possuirmos o céu for melhor termos algum sofrimento (desemprego, incompreensão, perde de uma pessoa próxima, doença etc.), a fim de nos desapegarmos de algo ou de nós mesmos, Deus muitas vezes permite esses males relativos tendo em vista nosso bem espiritual.

O emprego, o dinheiro, a saúde, a vida são bens relativos. Eles têm valor na medida em que eu os utilizo para me aproximar de Deus, único bem absoluto. Se para me aproximar de Deus for preciso me livrar de pesos que impeçam-me de voar até Ele, bendito seja Deus se Ele retira tais pesos.

A saúde também é uma criatura de Deus. Também ela existe para nos fazer servi-Lo. E a falta da saúde não deve ser motivo para perdermos a confiança ou para pensarmos que Deus nos abandonou. Normalmente é o contrário.

“O Senhor castiga os que ama e aflige todo aquele que recebe como Filho.” (Hb 12,6). O sofrimento é muitas vezes um sinal da predileção de Deus. Veja a vida dos santos.

Também quem tem boa saúde um dia morrerá.

Dom Bosco dizia que o que nos santifica não é o sofrimento, mas a paciência.

Recomende a sua amiga que leia a vida de Jó. Ele era justo e temente a Deus, perdeu tudo, mas tudo usou para progredir no amor de Deus.

A vida é bastante curta. Logo ela acaba. Para os justos, a morte faz acabar todo sofrimento. É o serviço de Deus que alivia todo sofrimento, pois nos traz esperança.

E antes que a morte chegue, rezemos sempre confiantes e resignados: “Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu”.

Espero tê-lo ajudado.

Conte com minhas orações. Peço também que reze por nós.

Salve Maria!

Prof. André Melo

Leave a Reply