Data: 17-Out-2019
De: Gilton Freire
Cidade: desconhecido
Assunto: Escolas Cívico-Militares
***

 

Caro Professor André, bom dia. Salve Maria.
Escolas cívico-militares é a solução num país onde a Educação Católica não existe  e as escolas públicas estão contaminadas pelo socialismo de Paulo Freire? Ou o Senhor acha que a educação positivista do exército só vai piorar as coisas?
Peço desculpas por tomar seu tempo com uma pergunta que talvez seja boba.
Desde já agradeço.
Que Nossa Senhora recompense o senhor!
***

 

Resposta

 

Prezado Gilton,
Salve Maria.
Sem dúvida, disciplina é melhor do que indisciplina e uma escola disciplinada sempre será melhor que uma escola sem disciplina.
Por outro lado, a verdadeira educação só se faz com a verdadeira religião. Os três pontos fundamentais da educação, dizia Dom Bosco, são razão, religião e amabilidade. “Sem Mim nada podeis fazer” disse Nosso Senhor Jesus Cristo. Nada, portanto, nem educar. E muito menos será possível educar bem com falsos princípios, como os do Positivismo.
Por outro lado, se numa situação concreta um pai tem que escolher entre uma escola militar e uma outra, sem disciplina, é melhor escolher a militar e complementar em casa – como é, aliás, sempre obrigação dos pais – o que faltar à formação das crianças, corrigindo, também, o que for necessário do que por as crianças em uma escola que terá indisciplina, juntos com princípio igualmente errados e, eventualmente, até mais corrompidos.
Espero que essas breves reflexões o ajudem a sanar sua dúvida.

 

Salve Maria.
Ir. Anna Maria Fedeli

Leave a Reply