Data: 16-Set-2017
De: Heloísa
Cidade: Curitiba-PR
Assunto: Filosofia, indicação bibliográfica

***

Prezado Professor André, salve Maria!

Bom dia,

os senhor ou um dos professores do canal (o professor Marcelo Andrade, talvez) sabe de algum livro que siga as “Regras do Professor de Filosofia” que estão na ratio studiorum dos jesuítas? Algo como um manual de Filosofia de algum padre antigo com o curso completo dos três anos ou um caderno de notas de aula de algum aluno? Impressiona-me não ter achado nada do gênero na obra do Pe. Leonel e que este já era tão mais voltado ao modelo atual de ensino da História da Filosofia que ao tripé Lógica+Física+Metafísica que as Regulae ensinam. Fiquei curiosa para saber como é que estes padres ensinavam Filosofia, se seria possível emular um curso semelhante e também quando o ensino de Filosofia tal como concebido inicialmente por eles começou a se corromper. Toda bibliografia é bem vinda.

no Coração da Imaculada,

Heloísa

***

Resposta

Heloísa,

Salve Maria,

Dei uma olhada nas regras dos jesuítas e me parece que há vários manuais de filosofia que seguem o modelo. De modo geral os manuais de filosofia para os seminários seguem esse esquema. Na parte de lógica nem sempre chegam a comentar as falácias presentes nos “Elencos”, se o interesse é um livro base para aulas de filosofia, seria necessário complementar essa parte com livros de lógica. O que eu recomendo para isso, é o do Irving Copi, “Introdução à Lógica”. Há muitos exercícios e com frases reais. Os manuais de filosofia estão, em geral, preocupados com sistematizar bem e justificar bem a teoria e não com a aplicação.

Dois manuais que eu recomendo são:

– “Elementos de Philosophia”, D. Thiago Sinibaldi

– “Cours de Philosophie”, Ch. Lahrs (é um livro em dois volumes, há um resumo dele para o português, também bom)

– “Manual de Philosophia”, Ludgero Jaspers (livro em 1 volume)

Há um que se recomenda bastante, mas é pouco aprofundado:

– Regis Jolivet, “Curso de Filosofia”

Além disso um ótimo resumo de filosofia metafísica e moral:

– “Aristóteles para Todos”, Mortimer Adler

Para usar nas escolas, porém, precisam estar acompanhados de outros materiais. Para que os alunos entendam de que estamos falando e o que fazer com essas informações.

Por fim, obrigada pela preocupação e pela lembrança, D. Ivone nos disse que você escreveu a ela perguntando por nós. Estamos rezando pelo bom sucesso da sua prova de Mestrado, desejando que você passe aqui em São Paulo.

Ascendamus ad montem Domini!

Lúcia Sant’Anna

Leave a Reply