Profetas Maiores e Profetas Menores

By 29 de agosto de 2018 Cartas

Data: 29-Ago-2018
De: Edgar
Cidade: –
Assunto: Profetas Maiores e Profetas Menores

***

Boa Noite,Salve Maria!

Gostaria de saber porque alguns livros da bíblia se chamam profetas maiores e outros profetas menores?

Grato,desde já!

Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR

***

Resposta

Prezado Edgar, salve Maria!

Como resposta à sua dúvida, transcrevo aqui a introdução aos livros dos Profetas, encontrada na “Bíblia Sagrada – traduzida da Vulgata e anotada pelo Pe. Matos Soares“, Edições Paulinas, 1953, 6ª Edição:

Profeta, conforme a etimologia do vocábulo, chamava-se aquele que falava em nome de outro, como seu intérprete. Foram denominados profetas os homens extraordinários que falavam em nome de Deus como intérpretes de Deus, boca de Deus. O que mais impressionava, na atitude dos profestas, era o dom de predizer o futuro que lhes era revelado por especial iluminação divina. Eis porque na linguagem popular passou a ser chamado profeta aquele que predizia o futuro.

(…)

Aqueles que deixaram escritos foram divididos em maiores e menores, conforme a quantidade de documentos que nos legaram. Os maiores são quatro: Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel; os menores são doze: Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Essa mesma resposta poderá ser encontrada no Catecismo Maior de S. Pio X, p. 218 (Ed. Permanência, 2009).

Por fim, peço desculpas pela demora em atendê-lo, e aproveito para desejar-lhe um bom Ano Novo, com o auxílio de Nossa Senhora.!

Não deixe de rezar pelo nosso apostolado.

Ad  Majorem Dei Gloriam

Emerson Takase

Leave a Reply