Data: 15-Mar-2019
De: Sem nome.
Cidade: Ribeirão Preto – SP
Assunto: Sobre o estado atual das faculdades

***

Prezados mestres do Flos Carmeli,

Sou professor de Biologia, formado pela Unesp, e funcionário público federal, IFSP (campus São Paulo), aposentado por invalidez (transtorno de ansiedade, pânico e depressão – muito de minha doença piorou devido ao que sofri naquela instituição).
Há cerca de dez anos, tenho estudado a doutrina e a história de nossa amada Igreja, bem como a presente crise por que passa, tendo o saudoso Professor Orlando um papel importantíssimo neste início de estudos. Acompanho frequentemente os vídeos desta equipe maravilhosa no YouTube e sou-lhes gratíssimo por tudo, tudo, tudo…
Agora, terei muito tempo disponível para poder estudar, como vocês bem recomendam, o Catecismo Romano, a Suma Teológica, os Santos Padres, as encíclicas papais, etc.
No entanto, eu preciso de uma grande ajuda de vocês: eu quero fazer Teologia e me especializar em Mariologia. Eu amo profundamente a Santíssima Virgem Maria e meu sonho é viver para ver a proclamação do dogma da Mediação Universal da Santíssima Virgem – por um papa católico, obviamente. Também sou consagrado a Nossa Senhora pelo método de São Luís Maria Grignion de Montfort!
Assim sendo, prezados mestres e queridos irmãos em Nosso Senhor, qual conselho me dão para que eu possa prosseguir com este objetivo, tendo em vista o terrível estado em que se encontram as faculdades de Teologia? Recomendam alguma?
Muito obrigado pelo tempo que tiveram ao ler esta minha enorme mensagem e, além disso, gostaria de deixar um profundo agradecimento à Profa. Dra. Ivone Fedeli, por quem eu tenho uma admiração imensa; fico encantado com cada aula a que assisto: seja pelo Português corretíssimo e deslumbrante, seja pelo conhecimento elevadíssimo, seja pelo modo com que o Espírito Santo a inspira para dizer palavras tão verdadeiras e belas, que acertam nosso coração como flechas de amor a Deus!

SALVE MARIA!

***

Resposta

muito prezado, salve Maria!

 

Perdoe-nos por demorar tanto tempo para responder à sua carta. Diversas atividades acabaram por atrasar muitas respostas. Estamos ainda trabalhando para colocar tudo em dia.

Deus lhe pague pelas palavras de apoio a este trabalho, que é sem dúvida bem pequeno e bem limitado. Mas Deus, em sua bondade nada pequena, tira de tudo um bem.

O trabalho realizado pelo Professor Orlando foi de fato vastíssimo. E continua produzindo muitos frutos. Cabe-nos agora tentar continuá-lo de alguma forma, apesar de nós.

Com ele aprendemos muitas coisas. Uma delas certamente foi a devoção a Nossa Senhora, que por sua carta vejo que lhe é tão cara.

São Luis de Montfort diz que essa devoção é um sinal de predestinação. É realmente um tesouro diante do qual vale a pena vender tudo para comprá-lo.

Há muitos livros que podem ajudá-lo nesse campo.

Recomendamos os livros de Santo Afonso de Ligório.

A Editora Pinus tem publicado livros excelentes a este respeito:

 

Exercícios Preparatórios para a Consagração de São Luis Maria de Montfort, Pe. Dayet

http://www.editorapinus.com.br/catalog/product/view/id/20/s/exercicios-preparatorios-para-a-consagrac-o-de-s-o-luis-maria-de-montfort-com-novo-estudo-introdutorio-2-edic-o/

 

Maria Santíssima no Evangelho, Pier Carlo Landucci

http://www.editorapinus.com.br/maria-santissima-no-evangelho-por-monsenhor-landucci-disponivel-a-partir-de-9-12-18.html

 

Ao Pé da Cruz, Pe. Faber

http://www.editorapinus.com.br/ao-pe-da-cruz-ou-as-dores-de-maria-pe-faber.html

 

O Rosário e a Santidade, Pe. Èdouard Hugon, OP

http://www.editorapinus.com.br/o-rosario-e-a-santidade.html

 

Meditações sobre os principais mistérios da Virgem Santíssima Senhora Nossa, Pe. Manuel Bernardes, SJ

http://www.editorapinus.com.br/meditacoes-sobre-os-principais-misterios-da-virgem-santissima-senhora-nossa.html

 

 

Sobre um curso de Teologia, para lhe ser bastante franco, não recomendo. Não perca sem tempo em aulas que visarão fazê-lo perder sua fé. Melhor estudar os vários livros excelentes que existem. E rezar. Rezar bastante. Rezar e divulgar o rosário.

Rezar para que a Igreja saia logo dessa que é a maior crise de todos os tempos.

Rezar para que o mundo seja realmente consagrado à Nossa Senhora como Ela pediu em Fátima.

Rezar para que o dogma da Mediação Universal de Nossa Senhora seja proclamado. (me alegrei quando vi que você reza por essa intenção, coisa que em minha família fazemos diariamente há alguns anos)

Você ainda é bastante moço e sem dúvida poderá ver tudo isso ocorrer. Se Deus quiser.

Procure também desenvolver estudos em sua área, a Biologia. Há nela um campo enorme onde se pode defender Deus.

Esperamos tê-lo ajudado. Escreva-nos sempre que desejar e não deixar rezar por este apostolado.

Em tempo. Nesta sexta-feira (à noite) e sábado (28 e 29 de junho) teremos aqui em São Paulo um ciclo de palestras sobre o Tratado da Verdadeira Devoção de São Luis Montfort. Se você conseguir vir até São Paulo para participar tenho certeza de que aproveitará bastante.

E no segundo semestre organizaremos um congresso sobre o Liturgia. Você não gostaria de participar? Venha lutar conosco.

 

Salve Maria!

Leave a Reply