Data: 03-Ago-2018
De: Marco Aurélio
Cidade: –
Assunto: Sobre o vídeo: Revolução Francesa

***

Boa tarde profº Andre!! recentemente descobri no youtube o vídeo em que o senhor explica a revolução francesa. Venho agradecer de coração e é pessoas como o senhor que a Igreja precisa para instruir melhor o povo de Deus!! Mas o motivo do meu contato é uma curiosidade em relação a uma frase que ouvi durante os jogos da copa do mundo mais precisamente nos jogos da França. Pois bem após os jogos da França tem aquelas entrevistas ainda no campo com alguns jogadores etc..O que chamou a atenção e curiosidade é que alguns jogadores franceses após a vitória da seleção francesa diziam no microfone do reporter a frase: Viva a República!! Gostaria de saber do sr. se essa manifestação: Viva a República vem da época da revolução francesa? O que significa?

Desde já Agradeço!

Att.,

Marcos

***

Prezado Marcos, salve Maria!

Obrigado pelo apoio a este nosso pequeno trabalho para o qual pedimos suas orações.

A República moderna e liberal é a forma de governo da Revolução Francesa. Ela é baseada no igualitarismo e na ideia – evidentemente falsa – de que o poder e o bem advém da maioria.

Para o liberalismo não existe verdade absoluta. Verdadeiro, para o liberal, é aquilo que é definido pela maioria. Dessa forma, se num determinado país a maioria decide aprovar o aborto, naquele país o aborto passa a ser legítimo. É a vontade da maioria que define o que é verdadeiro, o que é bom e o que é belo.

Tais ideias, por serem contra a própria natureza das coisas, custaram a penetrar na sociedade. Revoluções e guerras foram promovidas para se poder impor o igualitarismo liberal.

E aos poucos toda a sociedade foi pensando dessa maneira.

A propaganda, por ser um meio tão eficaz de se transmitir ideias, foi e ainda é muito empregada.

E aqui chegamos na Copa do Mundo, uma competição que visa despertar nas pessoas uma falsa consideração pela nação e ainda coloca os jogadores de futebol como exemplo para a juventude (recomendo que assista a aula “Catolicismo e Futebol” https://www.youtube.com/watch?v=ioscOlLHk1Q).

As competições esportivas, longe de ser eventos neutros, visam transmitir, sobretudo para a juventude, os princípios liberais que norteiam nossa sociedade. Daí os jogadores franceses gritarem Vive la République.

Recomendo-lhe também que leia o seguinte texto do Prof. Orlando Fedeli que explica as formas de governo: http://www.montfort.org.br/bra/cartas/politica/20040804103804/

Escreva-nos sempre que desejar.

Salve Maria!

Prof. André Melo

Leave a Reply