Data: 27-Out-2017
De: Welder
Cidade:
Assunto: Separatismo no Brasil

***

Gostaria de saber sobre separatismo no Brasil, quais argumentos utilizar para confrontar essas ideias.

Att.

Welder

***

Resposta

Prezado Welder,

A ideia de separatismo no Brasil é péssima pelas seguintes razões:

1) Histórica. O Brasil nasceu uno, deste modo não há sentido em movimento separatista.

2) Fragmentação descontrolável. Supondo que a Região Sul se separasse do resto do Brasil, o que impediria que depois o Rio Grande Sul se separasse da Região Sul e depois a parte serrana do mesmo Rio Grande se separasse dele? Levaria a processos incontroláveis pelo Brasil inteiro.

3) Enfraquecimento. É lógico que o Brasil uno é mais forte que ele fragmentado.

O problema é o liberalismo. Antigamente, as províncias e os municípios eram mais independentes no Brasil, desta forma, as cidades tinham direitos diferentes, ao se anular estas diferenças criam-se estes problemas, porque todo igualitarismo é ruim, incluindo o regional e o local. Assim é na Espanha e nos EUA também, por exemplo.

Perdeu-se a visão de “união com desigualdades regionais”, ou se é todo mundo igual ou então se separa.

Ao que parece estas ideias tem se fortalecido com o advento de um liberalismo mais radical e com o delirante “anarco-capitalismo”, ambos só enxergam o indivíduo e não concebem corpos intermediários, ora, segundo Aristóteles, a sociedade é formada por sociedade menores e não por indivíduos. Para combater esta ideia há de se atacar tanto a democracia moderna quanto o liberalismo como tal que destruíram o mundo e o Brasil.

Marcelo Andrade

Leave a Reply