1

1108- Contribuição Protestante na Nova Missa de Paulo VI

Orlando Fedeli

Contribuição Protestante na Nova Missa de Paulo VI

 

  • Localização: Jaú – SP

CARÍSSIMO PROFESSOR ORLANDO FEDELI,

A PAZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

É COM PRAZER QUE LHE ESCREVO MAIS UMA VEZ.

A SITUAÇÃO É A SEGUINTE: ESTAVA EU NO “CHAT” DO SITE DA CANÇÃO NOVA, ONDE COSTUMO DEBATER COM OS FREQUENTADORES SOBRE OS MALEFÍCIOS DA RCC E AS HERESIAS QUE NELA SE PROPAGAM, QUANDO PASSEI A DIALOGAR COM UM TAL PADRE ZÉ. FIZ A ELE ALGUMAS PERGUNTAS, ENTRE ELAS SE A NOVA MISSA TERIA FACILITADO A SUA PROFANAÇÃO POR PARTE DE MUITOS PADRES, COM AS CHAMADAS MISSAS-SHOW, E SE ELE ACHAVA QUE TERIA SE APROXIMADO DE UM CULTO PROTESTANTE, UMA VEZ QUE ALGUNS PASTORES PROTESTANTES AJUDARAM A FAZER AS ALTERAÇÕES NA MISSA DE SEMPRE, CF. O SR. AFIRMA NO SEU SITE (Com efeito, desde a nova liturgia produzida por Monsenhor Bugnini, em 1969, e que contou com a colaboração de seis pastores protestantes, o Novus Ordo Missae, inclusive por sua ambigüidade, provocou uma verdadeira anarquia litúrgica, como o disse o Cardeal Ratzinger. Surgiram as Missas-Show, as Missas ecumênicas — até missas sincréticas católico-macumbeiras — as Missas carnavalescas, as Missas participadas, que, paradoxalmente, afugentaram os fiéis, e que indiretamente causaram um êxodo de católicos para as seitas protestantes. – Orlando Fedeli – “Montfort com Ecclesia de Eucharistia”

O PADRE ME RESPONDEU QUE TERIA ESTUDADO TEOLOGIA EM ROMA POR MAIS DE CINCO ANOS, E QUE NUNCA HAVIA OUVIDO QUE PROTESTANTES TERIAM OPINADO NA ALTERAÇÃO DO MISSAL; FICOU INCLUSIVE ALTERADO, MANDANDO-ME, IRONICAMENTE, IR ESTUDAR MELHOR.

VOU REPRODUZIR AQUI AS PALAVRAS DO PADRE

“As actas do Concílio, vc poderá encontrá-las numa boa biblioteca de teologia. Estão escritas em Latim, se não sabe latim, tem de pedir a ajuda de alguém que lhas traduza. Aí encontra todas as intervenções dos participantes nas sessões do concílio, o que cada um disse e propôs e as respectivas votações. E quando se falou da Liturgia na sessão donde saiu a Sacrossatum Concilium, não interveio nenhumprotestante. está a confundir a sessão. Os prtestantes intervieram quando se falou na sessão da relação da Igreja com o mundo e com os irmãos separados. Na sessão da Liturgia não intervieram nenhum protestante.”

SEM PODER DECLINAR OS NOMES DOS PROTESTANTES, E POR TALVEZ TER CONFUNDIDO AS SITUAÇÕES, FIQUEI SEM ARFGUMENTOS PARA REPLICAR O PADRE, DE MODO QUE FIQUEI COM ESSA DÚVIDA ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DOS PROTESTANTES NO CONCÍLIO VATICANO II E NA REFORMULAÇÃO DO NOVO MISSAL.

DIANTE DISSO, SOLICITO A SUA AJUDA PARA DIRIMIR A MINHA DÚVIDA, ENVIANDO-ME UMA RESPOSTA SOBRE A QUESTÃO POSTA LOGO ACIMA.

MUITO OBRIGADO.

APROVEITO PARA DESEJAR-LHE UM FELIZ NATAL, COM AS BENÇÃOS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, E COM A PAZ QUE O MUNDO NÃO PODE DAR!

 

———————

 

Muito prezado,
salve Maria!

Esse padre tentou enganá-lo. A elaboração da Nova Missa de Paulo VI foi feita em 1969, depois do Concílio Vaticano II, que terminou em 1965.
Ele tentou também diminui-lo dizendo que as atas do Concílio são em latim e que você deveria pedir ajuda de quem sabe latim para lê-las.
Veja abaixo a foto dos seis pastores protestantes que ajudaram na elaboração da Nova Missa com Paulo VI.
Aproveito para lhe desejar um santo Natal.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

——-
sixprotestantministers

Pastores protestantes George, Jasper, Shepherd, Künneth, Brand e Thurian com Paulo VI.

“OBSERVADORES” PROTESTANTES NA REFORMA LITÚRGICA – 1966

(Pe. Annibale Bugnini – La Riforma Liturgica – pg. 204, Edizione Liturgiche – 1983 – Roma)

“No dia 23 de agosto de 1966, a lista dos “Observadores”, aprovada pela Secretaria de Estado e pela Congregação da Doutrina da Fé, ficou assim composta:

Indicados pela Comunidade Anglicana (1º de julho):

1 – Rev. Ronald C. D. Jasper, presidente da Comissão litúrgica da Igreja Anglicana da Inglaterra.

2 – Rev. Dr. Massey H. Shepherd Jr., professor «Church Divinity School of the Pacific», California –USA.

O Conselho Mundial das Igrejas indicou (12 de agosto):

3 – Prof. A. Raymond George, membro da Conferência Metodista, diretor do «Wesley College» de Headingley, Leeds, Inglaterra.

A Federação Mundial Luterana indicou (12 de agosto):

4 – Pastor Friedrick-Wilhelm Künneth, de Genebra, secretário da Comissão «for Worship and spiritual Life», substituído em 1968 por:

5 – Rev. Eugene L. Brand, Metodista de N. York.

Finalmente, a Comunidade de Taizé escolheu:

6 – Pastor Max Thurian, vice-prior da Comunidade”.