1116- Arcebispo de São Paulo Celebra em Rito Maronita, Mas Não Sabia o que Fazer. Foi Válido?

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

Arcebispo de São Paulo Celebra em Rito Maronita, Mas Não Sabia o que Fazer. Foi Válido?

 

  • Localização: Campinas – SP

Prezados Amigos, salve Maria!

Reproduzo abaixo um artigo interessante que encontrei em um sítio, sendo este favorável à Missa Tridentina.

Salve Maria,

Missa do Cardeal Scherer foi válida?

Arcebispo de São Paulo celebra em Rito Maronita, mas não sabia o que fazer. Foi válido?

Neste último domingo (24/02) o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, celebrou uma missa na catedral Nossa Senhora do Líbano dos Maronitas. A missa foi em rito maronita e concelebrada por outros três bispos, dentre eles o atual bispo-eparca para o Brasil.
O rito maronita é celebrado em linguagem própria (árabe e apesar do lalala, não é oração em línguas…) e somente algumas poucas passagens são celebradas no vernáculo local, para os libaneses na diáspora.
O fato interessante ocorreu na consagração. Dom Odilo não tinha a menor noção do que estava fazendo (cerimonialmente falando). Não levantou a hóstia na hora adequada, não pronunciou determinadas orações, etc. Recebeu uma ajudinha do eparca, que lhe soprava o que deveria ser feito enquanto o cardeal lia uma “apostila” que certamente continha a tradução das orações.
Pergunta: Foi válida a consagração?
Resposta: claro que sim! Mesmo o bispo não tendo a menor idéia do que se estava dizendo durante as orações, a consagração foi válida.
Pergunta: Por que, então, os bispos brasileiros insistem em pedir aos fiéis desejosos do rito extraordinário para que conheçam latim e exigem, igualmente, que os padres tenham uma proficiência em latim maior que a do próprio César?
Mesmo Dom Odilo não sabendo árabe, a consagração foi válida. Um padre que domine a pronuncia do latim, ainda que não tenha fluência na língua da igreja (o que é um absurdo, mas nós sabemos que é a regra!) também terá uma missa válida, pois a intenção está presente e o ministro consagrado para isso também!
O mesmo aconteceu na visita de Bento XVI ao Brasil. O papa lê muito bem o português, mas não fala e nem é fluente na língua. A missa de canonização de Frei Galvão foi inválida? Claro que não!
Então, aos bispos do Brasil, cabe moderação aos comentários e principalmente às exigências, como maneira de manter uma mínima coerência.
Outro detalhe interessante é saber que Dom Odilo celebra em Rito Maronita, mas celebrar em Rito Latino “extraordinário” nem pensar! Uma lástima!

FONTE: http://igrejauna.blogspot.com/2008/02/missa-do-cardeal-scherer-foi-vlida.html

——————-

Muito prezado An,
Salve Maria.

Muito lhe agradeço esse artigo que você teve a bondade de me enviar.
Claro que a Missa de Dom Odilo em rito Maronita foi válida. Então, fica patente a má vontade de certos Bispos especialmente do interior de São Paulo, que se negam a permitir a Missa de sempre dita em latim, com o sofisma de que o povo não entende latim.
Será que todos os padres de hoje entendem o que lêem, em português, nos folhetinhos de Missa?

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão