1299- Identificação dos Excomungados

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

Identificação dos Excomungados

 

  • Localização: Belo horizonte – MG

Gostaria de saber como eram identificadosos excumungados da Igreja Católica nomeio da poulação durante a Idade Média e a atualidade, se era comum, e quais os prncipais motivos para serem excumungados?

——————–

Muito prezado, salve Maria!

A excomunhão é uma medida punitiva aplicada pela Santa Igreja contra quem viola a Fé, ou comete grave crime público contra a caridade.

Normalmente a excomunhão era imposta pela Santa Sé. Há também a possibilidade de uma excomunhão episcopal, que vale apenas na Diocese do bispo que lança essa pena contra alguém.

Pode haver vários tipos de excomunhão. A mais grave é aquela que é imposta por crime de heresia.

Na Idade Média, os que eram excomungados não participavam mais da vida da Igreja. Como a religião católica era universalmente praticada, e como os fiéis freqüentavam apenas as suas paróquias, onde todos se conheciam, sabia-se quem havia sido excomungado, e era fácil identificá-lo . Hoje em dia, embora muitos caiam em excomunhão automática — por exemplo os que defendem e praticam o aborto, ou os que defendem publica e pertinazmente heresias já condenadas — muitos excomungados continuam a levar vida eclesial em paróquias, sem se incomodar com a excomunhão. Pior ainda é o fato de que muitas autoridades deixam de levar em conta casos de excomunhão escandalosos, como se não existisse essa pena, na Igreja.

Se você puder consultar o Código de Direito Canônico, poderá ter lá mais informações a respeito dessa pena eclesiástica.

In Corde Jesu, semper,

Orlando Fedeli

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão