1464- Excomunhões

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

 Excomunhões

 

  • Localização: Rio de Janeiro – RJ

Caro Professor Orlando e amigos da Montfort*, a paz de Cristo!

Gostaria que me ajudasse com uma questão de história, aproveitando o discurso de Bento XVI falando da catequização dos índios.
Adianto que só li as notícias e não o discurso (ainda).
Li no site do GLOBO, por exemplo, que o Papa “errou ao desmentir batismo à força dos índios, diz Funai e especialistas”.

“Para o professor Waldir Rampinelli, especialista em história da América Latina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a declaração do Papa ignora a história. “Claro que essa declaração não faz sentido. O Papa deveria ler Bartolomeu de Las Casas (1472-1566)”, diz o professor, referindo-se ao frei defensor dos índios e cronista da conquista da América. “Negar isso é negar o óbvio.”

Para quem não conhece tanto a história como eu, é preciso recorrer à quem tem mais instrução (como o senhor).
Como o senhor analisa a declaração do Papa e as declarações da “Funai e especialistas”?

Lendo o site sobre excomunhão, e que quem está excomungado fatalmente irá para o inferno. Li que as excomunhões de D. Mayer e D. Lefbvre não são válidas, mas e quanto à retirada da excomunhão ao Patriarca ortodoxo da época do cisma (feita por Paulo VI)? Estaria ele retirando a excomunhão apenas do Patriarca atual, então?

Um forte abraço e a paz de Cristo!

——————

Muito prezado,
Salve Maria.

A Funai querer corrigir o Papa é pretensão demais.
E quem são os “especialistas”? Quem lhes deu esse título de “especialistas”? Eles mesmos?
A Igreja nunca disse que era permitido batizar pessoas a força. A Igreja sempre ensinou que é pecado batizar uma pessoa que não crê. Por isso Ela sempre obedeceu a Cristo que mandou: “Ide e ensinai”.

Esse “especialista” de Santa Catarina, que cita Las Casas como protetor de índios, não diz que Las Casas tinha índios escravos. Basta uma padre atacar a Santa Igreja para que os “especialistas” o canonizem. Os “especialistas” são especialistas em apoiar toda calúnia contra a Igreja.
Nunca coloque “especialistas” acima do Papa.

A excomunhão não leva fatalmente para o inferno, porque a pessoa pode se arrepender e obter o perdão. E uma excomunhão só é valida se a pessoa cometeu de fato o ato que implica nesse castigo.
Dom Lefebvre e Dom Mayer nunca cometeram o pecado de cisma, pois nunca negaram que o Papa é o chefe da Igreja, Sumo Pontífice e Vigário de Cristo na terra. Por isso a excomunhão que lhes foi imputada não foi válida. Foi nula. É o que o Cardeal Hoyos declarou e o que Bento XVI via reconhecer logo mais, se Deus quiser.

Quanto aos Patriarcas ortodoxos, eles não retiraram a negação da autoridade papal que os colocou fora da Igreja. E enquanto não renegarem a essa heresia e cisma, continuam excomungados.

Um abraço bem amigo

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

 

*O professor Orlando Fedeli foi presidente da Associação cultural Montfort de 1983 a 2010.

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão