1495- Sobre o Crisma

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

Sobre o Crisma

 

  • Localização: Joinville – SC

 

Prezados amigos da Montfort*,
Salve Maria

Sou catequista e neste fim de semana o tema da catequese foi o Crisma. Li muito o catecismo, mas há algo que não me ficou claro. Em Atos dos Apóstolos diz:

“Os apóstolos que se achavam em Jerusalém, tendo ouvido que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João. Estes, assim que chegaram, fizeram oração pelos novos fiéis, a fim de RECEBEREM O ESPÍRITO SANTO, visto que não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas tinham sido SOMENTE BATIZADOS em nome do Senhor Jesus. Então os dois apóstolos lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo.”

Não consegui compreender como alguém batizado poderia não ter recebido ainda o Espírito Santo visto que este é um dos efeitos do batismo. Teriam estes cristãos recebido o batismo de João? Como posso associar com clareza esta passagem ao sacramento do Crisma visto que este seria uma confirmação da vida no Batismo e não uma recepção do Espírito Santo?

Tenho certeza que voces com sabedoria poderão me ajudar a resolver esta dúvida…

Fiquem na Paz de Jesus e no Amor de Maria.

—————-

Muito prezado,
Salve Maria.

Essa passagem dos Atos é um dos fundamentos para distinguir o sacramento do Batismo do sacramento do Crisma.
O Batismo, além de apagar o pecado original, nos faz filhos adotivos de Deus, membros da Igreja e herdeiros do céu. No Batismo recebemos os dons do Espítito Santo as virtudes infusas e os carismas do Espírito Santo.
O Crisma, dado pela imposição das mãos dos Apóstolos — hoje por seus sucessores apenas, pois são os Bispos que normalmente conferem o Crisma — nos faz soldados de Cristo, dando-nos dons especiais do Espírito Santo para bem lutar por Cristo e pela Igreja.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

*O professor Orlando Fedeli foi presidente da Associação cultural Montfort de 1983 a 2010.

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão