1550- UFRJ: o Saber Anticatólico de Minerva

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

UFRJ: O Saber Anticatólico de Minerva

 

  • Localização: Rio de Janeiro – RJ, Brasil

Caríssimo Prof. Orlando Fedeli,
Sou aluno do Colégio de São Bento do Rio de Janeiro, e, analisando o vestibular de Geografia deste ano da UFRJ (2005), chamou-me muito a atenção uma questão. Decidi enviá-la ao senhor, porque, além dos motivos óbvios, é um professor:

Questão 4:

Católicos e Islâmicos no Mundo

Na passagem para o século XXI, o fundamentalismo religioso assume importância crescente. No mundo islâmico, é
flagrante a influência religiosa sobre a vida social, política e cultural. Nos países católicos, como o Brasil, o México e
as Filipinas, onde estão os maiores contingentes de fiéis católicos, essa influência também é sensível.

Apresente duas situações em que a influência religiosa afeta a política e a vida social nos países de religião dominantemente católica.

Agora, o Gabarito:

Entre essas situações destacam-se:

1 – a resistência às políticas de liberação do aborto e de controle da natalidade;

2 – a resistência às pesquisas de engenharia genética, como células-tronco;

3 – a influência sobre o ensino e formação cultural;

4 – a resistência ao reconhecimento dos direitos das minorias.

Fonte: UFRJ, UFRJ 2006- Concurso de Acesso aos Curso de Graduação 2. Disponível em http://www.vestibular.ufrj.br/

Penso que seria cabível algum tipo de iniciativa de católicos contra tal atitude da UFRJ, uma vez que, após a leitura de um texto sugestivo e insinuador, restam somente duas opções ao aluno: ou, de modo constrangedor e faltoso, responder o que os professores desejam, ou, de modo reto, fazê-lo sinceramente, correndo o risco, porém, de perder os pontos devidos.

Muito obrigado.

Um abraço fraterno,

Ps.: remeti a mesma denúncia ao Dom Estevão, o qual se propôs a abordar o assunto na Pergunte & Responderemos, mostrando sua surpresa em uma entidade governamental, estabelecida em um país democrático, querer impor aos seus alunos uma ideologia que pode contrariar a muitos.

 

———————–

Muito prezado,
salve Maria!

Você tem toda razão. A questão, tal como foi posta, quer forçar uma resposta anticatólica (veja, por exemplo, a resposta sobre as células-tronco. Não se diferencia as células-tronco adultas das embrionárias).
É assim que se aplica a liberdade de religião.
Essa pergunta da UFRJ indica bem o espírito anticatólico que domina os dirigentes educacionais em nossos dias.
É o que eles chamam de democracia e de neutralidade. Na realidade são fanática e fundamentalissimamente anticatólicos

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão