1586- Rock

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

Rock

 

  • Localização: Mesquita – RJ, Brasil

 

Li seu artigo sobre o Rock e tenho uma opinião diferente e gostaria de expor.

Sou Ministro da Eucaristia e Ministro de Música, e acho q o Senhor foi um tanto rigoroso ao falar de todo um estilo. Acho q o Sr. não conhece as bandas Católicas que tocam Rock com letras Católicas são elas: Eterna, Rosa de Saron, The Flanders entre outras, elas são um testemunho super legal aos Jovens e acho q o Senhor deveria levar em conta isso.

No meu ministério de Música nós tocamos Rock Também e não deixamos de evangelizar por isso.

Espero por sua resposta.

———————–

Prezado,
salve Maria!

Li que você não concordou com meu trabalho sobre o Rock, mas em sua carta não encontrei outro argumento senão que você conhece umas bandas “católicas”, as quais você afirma darem “um testemunho super legal”.

Será que você pode me explicar o que é dar um testemunho ? E mais, o que quer dizer um testemunho “super legal “?

Porque “legal” significa de acordo com a lei, e o rock na igreja é contra a lei de Deus, além de ser contra o bom senso.

Contra meu artigo você deu, então, apenas uma opinião sobre um testemunho “super legal”.

Como argumento, isso é muito pouco, meu caro Fernando.

Gostaria de ponderar-lhe que sempre que surge uma heresia ou um erro doutrinário, surge, logo depois, a semi-heresia ou um semi-erro, que, por sua moderação, atrai os mais fracos. Assim também, ao surgir qualquer coisa má, sempre aparece quem pretenda “cristianizar” esse mal.

Dou-lhe alguns exemplos do que digo.

Quando surgiu o arianismo, nasceu logo o semi-arianismo, que, por ser mais moderado, arrastou muito mais gente para a heresia. Com o jansenismo, nasceu, pior que ele, o semi-jansenismo. Para “cristianizar” o liberalismo, houve quem lançasse o “liberalismo católico”. E os Papas condenaram os dois: o liberalismo e o liberalismo dito católico. Depois do socialismo ateu, alguns tentaram lançar o “socialismo cristão”, que foi condenado pelo Papa Pio XI na encíclica Quadragésimo Anno, mostrando que catolicismo e socialismo são termos antagônicos, e que ninguém pode ser católico e socialista ao mesmo tempo. Essas foram as palavras de Pio XI.

Em coisas práticas, aparece a mesma tendência de salvar o insalvável.

Assim, lá pelo anos de 1940 e 1950, aos cinemas que projetavam películas imorais, se pretendeu opor um cinema paroquial cristão, sadio, que só produziria filmes de valor moral, ou, pelo menos, não tão perigosos. O cinema paroquial só acostumou os católicos a assistirem filmes — naquele tempo não havia TV — e, como na paróquia só passavam os filmes “chatos”, os católicos começaram a ir ao cinema imoral. No final do processo, os cinemas paroquiais passavam os mesmo filmes imorais que qualquer cinema, porque, se não o fizessem, fechavam.

Os bailes imorais se pretendeu combater organizando o baile “paroquial” sob o olhar vigilante — ou cúmplice ? — de seu vigário e de mamãe. Mamãe se cansou de ficar olhando a filhinha dançar valsinhas, e seu vigário tinha mais o que fazer. Depois da valsa, a filhinha recatada aprendeu a dançar tango, rumba, e o que veio depois. Só não acabou na lambada, porque quando surgiu essa última imoralidade, já se haviam acabado os bailes paroquiais “católicos”… e uma das razões de seu fim, é que quase não havia mais católicos.

O mesmo se fez com o carnaval.

Tinha-se o carnaval –e com muitíssima razão — como um divertimento imoral.

Lembro-me quando Dom Helder — fazem agora mais de quarenta anos– deu uma entrevista escandalosa, naquele tempo, dizendo que “Carnaval não é pecado”.

Hoje, escândalo causaria quem dissesse que carnaval é pecado…

Tempora mala sunt!…

O fruto de aceitar o mal pela metade está em aceitar o que é mau. É como aceitar, pela metade, o vírus de uma doença contagiosa e terrível: aceito o vírus, a doença trará, normalmente, a morte.

Agora, você me apresenta a mesma “solução” com relação ao rock. Haveria rock simplesmente não católico — você implicitamente o admite — mas a ele você quer opor um roquezinho “católico” e cor de rosa de umas bandas que dão “um testemunho super legal”.

Graças a Deus não conheço , nunca ouvi, e não quero ouvir tais bandas que dão um testemunho “super legal”.

Quer você conhecer um testemunho realmente super legal, isto é, de acordo com a doutrina e a lei da Igreja?

Pois dou-lhe o testemunho do Cardeal Ratzinger , sobre o rock, em seu livro “Introdução ao Espírito da Liturgia”. Este é , de fato, um testemunho super legal, porque o Cardeal Ratzinger é, depois do Papa , a maior autoridade na Igreja em matéria doutrinária. Portanto, nada mais legal.

Pois escreveu o Cardeal Ratzinger, sobre o Rock:

“Com relação a isso, música “rock” é expressão de paixões elementares, que nas grandes reuniões de música rock tem assumido caracteres cultuais, isto é, de um contra culto que se opõe ao culto cristão. Ele quer libertar o homem de si mesmo no acontecimento de massa e no “sconvolgimento” na inversão, [em italiano, quer dizer também deturpação] mediante o ritmo, o rumor, e os efeitos luminosos, fazendo precipitar quem nele participa no poder primitivo do Todo, mediante o êxtase da dilaceração dos próprios limites” (Cardeal Joseph Ratzinger, Introduzione allo Spirito della liturgia, San Paolo, Milano, 2.001, p. 144″).

Super legal esse comentário do Cardeal Prefeito para a Doutrina da Fé!

Você me informa que é “Ministro da Eucaristia”, assim como “Ministro de Música” (eu nem sabia que existia esse Ministério musical! Mas entendi, e espero, que você seja Ministro de Música só de sua paróquia, e não do Governo FHC, em Brasília !).

Exercendo você tantos ministérios, creio que lhe será útil saber que o Papa João Paulo II vai dar-lhe um certo descanso, pois o Novo Missal Romano– que acaba de ser publicado — ordena que, na Missa, do Sanctus até o final do Cânon da Missa deve haver SILÊNCIO na igreja, podendo tocar-se apenas o órgão. E baixinho.

Adeus rock. Ainda que um rock “super legal”, que o Cardeal Ratzinger define como anti culto.

Será que você compreendeu a quem cultua a música rock com o seu anti-culto?

Espero tê-lo ajudado, embora esta carta tenha ficado provavelmente um tanto azeda, para o seu gosto.

Mas lembro que o bom samaritano curou o homem ferido com vinho e azeite: vinho que, contendo álcool, desinfeta, e óleo para lenificar a dor.

Não tendo eu vinho aqui para servi-lo a você, usei limão para desinfetar o rock e, em lugar do azeite, permita que peça a Deus Nosso Senhor que o ilumine , compreendendo o mal do rock e a profanação que é tocar rock na igreja… Até durante a Missa, que é a renovação da morte de Cristo no Calvário, pendente da cruz!

E enquanto Cristo morre misticamente, meu caro, você, como “Ministro de Música”, controla a banda super legal de sua paróquia.

Que pena !

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão