1

257- Perseguição aos Jesuitas

Orlando Fedeli

Perseguição aos Jesuitas 

 

  • Localização: Curitiba – PR – Brasil
  • Escolaridade: Pós-graduação incompleta
  • Religião: Católica

 

Boa Tarde!

Achei muito interessante este site! Parabéns aos idealizadores.
Eu estou fazendo uma pesquisa sobre os jesuitas no Brasil, Colônia e tenho encontrado muitas dúvidas referentes aos motivos reais que teriam levado os jesuitas a serem tão perseguidos, eles foram colocados na ilegalidade até pela igreja (consta que o Papa Clemente XIV dissolveu a Ordem da Companhia de Jesus). o sr com todo seu conhecimento histórico religioso possui alguma informação???

Agradeço a atenção.

 

———-

 

Muito prezado,
Salve Maria!

Muito obrigado por seus elogios ao site Montfort*. Peço-lhe que reze por nós.

A supressão da Ordem dos Jesuítas pelo Papa Clemente XIV foi o ponto máximo da perseguição que a maçonaria iluminista moveu aos filhos de Santo Inácio durante os século XVIII.

Nessa perseguição cooperaram os Reis Bourbons e o Imperador José II. Também cooperaram para esse resultado, os jansenistas que queriam se vingar da condenação que o Papa lhes fizera.

A capitulação do Papa Clemente XIV às pressões dos Iluministas e da maçonaria facilitou a eclosão e o triunfo da Revolução Francesa, assim como a perseguição desenfreada que ela fez à Igreja.

Em Portugal, e, consequentemente no  Brasil, o ministro Pombal — que era maçon — perseguiu os Jesuítas, enfileirando-se ao que faziam os maçons de outros países europeus, na campanha contra a Companhia de Jesus.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.

 

 

*O professor Orlando Fedeli foi presidente da Associação Cultural Montfort de 1983 a 2010.