454- Heresias Protestantes

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

Heresias Protestantes

 

  • Localização: Serra – ES 

 

 

Nunca vi tantas coisas sem fundameto bíblico. Faço das palavras do professor Orlando as minhas: “ignorantes trocaletras”.

Vi os questionamentos feitos pelo Sr. Saul. Todos eles fortemente baseados na PALAVRA DE DEUS, que é a Bíblia Sagrada. Depois vi as respostas do Sr. Orlando, totalmente sem fundamentos bíblicos e trocaletras, deste o início, onde ele escreve “Saul, Saul, por que me persegues?” (Atos 9:4), na Bíblia, a PALAVRA DE DEUS, está escrito: Saulo, Saulo. por que me persegues?. Se foi o início das “trocas de elogios” entre o Sr. Saul e o Sr. Orlando, foi de uma enorme falta de respeito com a PALAVRA DE DEUS, além de induzir a muitos, pois não são os poucos que não lêem Bíblia, a deduzir coisas devido a esta troca de nomes.

O professor Orlando usou “pedaços” da Palavra, ou seja, até aonde lhe favorecia. Exemplo: “A letra mata” (2 Co 3:6.). É verdade, a LETRA MATA, mais o ESPÍRITO VIVIFICA (2Co 3:6). O que não esta escrito é revelado pelo Espírito Santo. Além da Bíblia, A PALAVRA DE DEUS, a revelação nos é dada pelo seu ESPÍRITO SANTO. A chave que revela o que esta além da letra é o Espírito Santo. O professor mostrou isto citando Mateus 16:17-19, e parou por ai, pois até ali mostrou que Deus revelou a Pedro através de seu Espírito a respeito de Jesus. Porque não citou Mateus 16:21-23, quanto Jesus disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque nã compreedes as coisas de são de Deus, mas só as que são dos homens.” O professor Orlando diz que ali foi estabelecido um intérprete da Sagrada Escritura, PEDRO. Mas pouco tempo depois, PEDRO, esta totalmente fora da REVELAÇÃO. E diz mais, que o PAPA, sucessor de PEDRO, é infalível em matéria de Fé e de Moral. Será que o professor se esqueceu que foi PEDRO que negou a JESUS, três vezes. Então se Pedro foi o primeiro PAPA, então os papas também erram, os papas também falham.

E para defender “Maria, mãe de Deus”, o professor usa textos de Atanásio, Dídimo, Ambrósio, Epifânio, etc. A Bíblia diz realmente que nem tudo o que Jesus fez esta na Bíblia. Mas não diz que o que esta fora dela é verdadeiro.

E na questão das imagens! Tente pintar a CRISTO pelo menos como Ele verdadeiramente é: “Sem beleza e sem formosura, como raiz de uma terra seca” – Tentem retratar como é descrito Jesus no Livro de Isaías no capítulo 53. Não se parece nada com um homem de traços finos, cabelos lisos, olhos azuis e olhar perdido no horizonte.

Gostaria ver ver respostas do professor Orlando ou da Montfort*, baseadas somente na PALAVRA DE DEUS. Eu vou parar por aqui! Realmente é difícil de aquentar tanta besteira junta!

————————–

Caro teimoso,
Salve Maria.

Você me pede que eu lhe reponda só com textos bíblicos, e procura demonstrar que eu mutilei os textos da Escritura.

Como primeira prova de que mutilei a Sagrada Escritura, você cita que ao responder ao pastor Saul –o escorpião da Lagoinha — eu coloquei a frase “Saul, Saul por que me persegues?” quando o texto dos Atos dos Apóstolos diz “Saulo, Saulo”, e não Saul. Meu pobre Trocaletras, saiba que Saul e Saulo são o mesmo nome. Saulo é a grafia portuguesa de Saul. Do mesmo modo que Paul e Paulo são o mesmo nome. E, para seu governo, o Evangelho chama de Tiago aquele cujo nome original é Jacob, nome que em português se escreve e diz como Jaime, e em inglês, James.

E, já que você quer que lhe responda citando a Escritura, digira esta frase bíblica: “A ciência do insensato se reduz a palavras mal digeridas” (Eclo, XXI, 21).

Outra mutilação de que você me acusa é de ter citado a frase “A letra mata” sem ter dado a continuação dela que é: “o Espírito vivfica”. E você interpreta — mal digerindo essas palavras — que quando você lê a Biblia, o Espírito Santo o inspira e lhe dá a verdadeira interpretação do que que está escrito.

Espero que você não seja a tal ponto Trocaletras que acredite ter o monopólio da inspiração do Espírito Santo. Não conheço nenhum texto bíblico que diga que o Espírito Santo usa apenas você — o Trocaletras — para dar o sentido verdadeiro das palavras reveladas e escritas na Biblia.

Como protestante, você deve crer que cada um que lê a Bíblia é inspirado pelo Espírito Santo. Ora, se é assim, por que a interpretação que eu dou da Escritura estaria errada? Por que todas as interpretações da Bíblia dadas pelos protestantes de todos os naipes e de todas as seitas estariam certas, e só a interpretação católica estaria errada? O Espírito Santo só não inspira aos católicos?

E se o Espirito Santo inspira também a mim, tanto quanto a você, como é que nós temos interpretações opostas? A qual de nós dois o “Espírito Santo” está enganando?

Meu caro, sua mania de trocar letras acaba por trocar, não só o sentido das Escrituras, mas troca até o Espírito Santo por outro que não pode ser tão santo.

Você concorda comigo ao dizer que reconhece que “A Bíblia diz realmente que nem tudo o que Jesus fez está na Bíblia. Mas não diz que o que está fora dela é verdadeiro.”

Claro. Nem tudo o que está fora da Bíblia é verdadeiro. Por exemplo, você, o Trocaletras.

Quer outra prova?

Você exige que eu pinte a Jesus apenas como o descreve Isaías na Paixão do Calvário, e como a Igreja o apresenta como flagelado, coroado de espinhos e crucificado. Sim, esta imagem de Jesus crucificado é verdadeira. Como é verdadeira também a imagem esplendorosa de Jesus transfigurado no Tabor, aparecendo em toda a sua majestade divina.

E quanto aos pecados de Pedro e sua infalibilidade como Vigário de Cristo, é bem fácil de lhe responder. Pedro é falível apenas como homem. Como representante de Cristo, ele é infalível, e tudo o que ele liga na terra, é ligado no céu, e tudo o que ele desliga na terra é desligado no céu. Você não acredita no Evangelho? Pois tudo isso está lá, em S. Mateus, XVI, 16-20. Por isso, todo Papa, como representante de Cristo, é infalível, mas como homem pode pecar. O Papa é infalível, mas não impecável.

Divertindo-me à bessa com suas palavras mal digeridas, despeço-me,

in Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

 

*O professor Orlando Fedeli foi presidente da Associação Cultural Montfort de 1983 a 2010.

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão