570- Socialismo vs. Catolicismo

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

 Socialismo vs. Catolicismo

 

  • Localização: Goiânia – GO

 

Bom dia senhores!!!!!!

A minha dúvida é a seguinte:

Até onde eu sei, Jesus ensinou basicamente a amar o próximo como a si mesmo e a Deus sob todas as coisas.

Definitivamente não entendo por que o socialismo é contraditório ao cristianismo? Ora no sistema socialista, todos os homens são iguais, todos trabalham em beneficio da sociedade. Onde essa filosofia fere os ensinamentos de Jesus? E mesmo que ferisse, não seria muito mais correto seguir um sistema desses do que participar desse capitalismo doentio, onde nascemos, crescemos, vivemos e morremos em prol do dinheiro?

Gostaria que me mostrassem onde os ensinamentos de Jesus se contradizem com o sistema socialista e onde o capitalismo põe em prática a vontade de Deus.

No mais fico por aqui, Abraços à todos.

 

—————————–

 

Prezado, salve Maria!

Você mesmo afirma que Cristo mandou amar o próximo como a si mesmo. Ora, se Cristo fala em amar ao próximo, é que ele estabelece uma diferença entre o amor ao próximo e o amor ao distante.

Logo, Ele manda que amemos aos outros com desigualdade, enquanto o socialismo quer a igualdade.

Próximos de nós, são, em primeiro lugar, pai e mãe, esposa, irmãos e filhos. A seguir são nossos próximos, os amigos, os conhecidos, os vizinhos, os compatriotas, e finalmente todos os homens.

Pio XI ensinou que ninguém pode ser católico e socialista, ao mesmo tempo, e que catolicismo e socialismo são termos contraditórios (Encíclica Quadragésimo Anno). O ponto de fundamental oposição entre socialismo e cristianismo é o problema da igualdade.

Para o socialismo a igualdade entre os homens é um bem em si. Para o Cristianismo, a desigualdade entre os homens, e em tudo, é um bem em si mesmo.

São Tomás ensina que: Todo ser inteligente age conscientemente em ordem. Deus é infinitamente inteligente. Logo, Deus faz tudo em imensa ordem. Coisas iguais não podem ser postas em ordem entre si. ( Não se pode por em ordem alfabética quarenta nomes José Silva).

Ora, Deus fez tudo em ordem. Logo, Deus fez tudo com desigualdade. O grau de ordem reflete, como em imagem, o grau da inteligência ordenadora. (Assim, uma estante de livros arrumada por uma pessoa analfabeta será posta conforme o tamanho e cor dos livros, enquanto uma pessoa alfabetizada a arrumará por ordem alfabética de nomes dos livros).

Deus fez o universo em ordem Logo, a ordem do universo é uma imagem da Sabedoria de Deus. Logo, amar a desigualdade é amar a ordem.

Amar a ordem é amar a imagem da Sabedoria de Deus.

Amar a imagem da Sabedoria de Deus é amar a Deus, pois quem detesta o retrato de alguém não detesta o papel da foto: detesta a pessoa retratada.

Portanto, o socialismo, querendo a igualdade, detesta a ordem. (Veja o que ocorre no Brasil atual).

Detestar a ordem é detestar a imagem da Sabedoria de Deus.

Detestar a Imagem da Sabedoria de Deus é detestar o próprio Deus.

Amar a igualdade é odiar a Deus.

Portanto, ser socialista implica odiar a Deus. Ora, o cristianismo manda amar a Deus sobre todas as coisas. Logo, cristianismo e socialismo são contraditórios.

Ninguém pode ser católico e socialista, ao mesmo tempo. Mentirosamente, se costuma dizer que Cristo pregou a igualdade.

Já vimos que Ele mandou amar mais ao próximo.

Ele jamais tratou os homens com igualdade, pois disse que o Reino dos céus é semelhante a um rei que deu cinco talentos para um servo, dois talentos, para outro; e um talento, para um terceiro. E depois veio ainda cobrar os juros. Logo, é mentira que Cristo pregou a igualdade, pois disse que “A quem muito foi dado, muito será pedido”.

Recomendo-lhe que consulte, no site Montfort*, meu trabalho sobre a igualdade e a desigualdade de direitos entre os homens, onde você achará muitos outros argumentos e provas de que os homens são semelhantes e não iguais, isto é, são iguais na natureza, e desiguais nos acidentes. Lá, nesse trabalho, você achará ainda outros argumentos de São Tomás, comprovando a desigualdade dos homens.

O capitalismo não é a única alternativa ao socialismo.

O mal mais profundo da sociedade moderna é o humanismo, o antropocentrismo que substituiu o Teocentrismo da cristandade medieval. O mal é a “civilização” chamada moderna, que antes deveria ser chamada de barbarização moderna, da qual o capitalismo é um dos efeitos.

Esperando tê-lo satisfeito — depois de tanto tempo de espera para responder a sua carta, pois estive muito ocupado com um trabalho sobre o Modernismo e o Vaticano II — me despeço.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.

*O professor Orlando Fedeli foi presidente da Associação Cultural Montfort de 1983 a 2010.

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão