586- Documento da Santa Sé Sobre Vassula Ryden

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

 Documento da Santa Sé Sobre Vassula Ryden

 

  • Localização: São José do Rio Preto – SP

 

 

Caro Orlando Fedeli, Salve Maria!

Estou enviando abaixo o endereço de um site católico, sobre os escritos da vassula ryden pela Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé.

Você poderá acrescentar em suas defesas, quando alguém surgir com alguma dúvida sobre essa senhora.

Um grande abraço.

http://www.veritatis.com.br/agnusdei/curia5.htm
A g n u s D e i
SOBRE OS ESCRITOS DE VASSULA RYDEN
Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé
06.10.1995

Íntegra da notificação sobre os escritos e mensagens de Vassula Ryden dirigida aos Bispos e fiéis católicos em 05 de outubro de 1995 pela Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé:
Muitos bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos se dirigem a esta Congregação para ter um juízo autorizado sobre a atividade da senhora Vassula Ryden, greco-ortodoxa, residente na Suiça, que está a difundir nos ambientes católicos do mundo inteiro, com a sua palavra e com os seus escritos, mensagens atribuídas a presumíveis revelações celestes.

Um exame atento e sereno da inteira questão, realizado por esta Congregação a fim de “pôr à prova as inspirações para verificar se provêm verdadeiramente de Deus” (cf. 1Jo 4,1), fez notar – ao lado de aspectos positivos – um conjunto de elementos fundamentais, que devem ser considerados negativos à luz da doutrina católica.

Além de evidenciar o caráter suspeito das modalidades com que acontecem essas presumíveis revelações, é imperioso ressaltar alguns erros doutrinais nelas contidos.

Entre outras coisas, com uma linguagem ambígua, fala-se das Pessoas da Santíssima Trindade até confundir os específicos nomes e funções das Pessoas Divinas. Preanuncia-se nessas presumíveis revelações um iminente período de predomínio do Anticristo no seio da Igreja. Profetiza-se em chave milenarista uma intervenção resolutiva e gloriosa de Deus, que estaria para instaurar sobre a terra, antes ainda da vinda definitiva de Cristo, uma era de paz e de bem-estar universal. Anuncia-se, além disso, o futuro próximo de uma Igreja que seria uma espécie de comunidade pancristã, em contraste com a doutrina católica.

O fato de nos escritos posteriores da senhora Ryden os mencionados erros já não aparecerem, é sinal de que as presumíveis “mensagens celestes” são apenas fruto de meditações privadas.

Além disso, a senhora Ryden, participando habitualmente nos sacramentos da Igreja Católica, embora seja greco-ortodoxa, suscita em diversos ambientes da Igreja Católica não pouca surpresa; parece pôr-se acima de qualquer jurisdição eclesiástica e de todas as regras canônicas e cria, de fato, uma desordem ecumênica, que irrita não poucas autoridades, ministros e fiéis da sua própria Igreja, colocando-se fora da disciplina eclesiástica da mesma.

Considerando que, não obstante alguns aspectos positivos, o efeito das atividades exercidas por Vassula Ryden é negativo, esta Congregação solicita a intervenção dos Bispos, a fim de que informem adequadamente os seus fiéis, e não seja concedido nenhum espaço no âmbito das próprias dioceses à difusão das suas idéias. Convida, por fim, todos os fiéis a não considerarem como sobrenaturais os escritos e as intervenções da senhora Vassula Ryden, e a conservarem a pureza da fé que o Senhor confiou à Igreja.

Cidade do Vaticano, 06 de outubro de 1995.

 

—————————-

 

Muito prezado, salve Maria!

Agradeço-lhe sobremaneira o envio do importante documento da Santa Sé, prevenindo contra os erros e as pseudovisões de Vassula Ryden.

Esse documento oficial da Igreja me ajudará muito na defesa da Fé católica contra a infiltração de erros graves e da mentalidade aparicionista.

Que Deus lhe pague por tão boa cooperação.

Rogo-lhe que sempre que puder nos ajudar, sua cooperação será muito bem vinda.

Aproveito ainda o ensejo, para desejar-lhe um Santo Natal.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão