679- Concílio Vaticano II à luz da Tradição

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

Concílio Vaticano II à luz da Tradição

 

  • Localização: Campos – RJ

 

Caríssimo Prof. Fedeli,
Salve Maria !

Gostaria de saber sua opinião acerca da posição de alguns católicos que defendem a ideia de interpretar o Concílio Vaticano II à luz da tradição como meio de sanar as ambiguidades.

 

——————————

 

Muito prezado,
salve Maria!

Hoje alguns pretendem interpretar o Concílio Vaticano II à luz da Tradição.

1 – Portanto, Vaticano II é ambíguo e obscuro

Dizendo que o Vaticano II precisa ser interpretado, confessa-se que ele é ambíguo. E o que é ambíguo em matéria de Fé, pelo menos tem sabor de erro
Dizendo que ele precisa ser interpretado à luz da Tradição, confessa-se que o Vaticano II é obscuro, e que ele não tem, em si mesmo, a luz da Tardição e da Verdade.

2 – “In Claris , non fit interpretatio”.

Como diziam os romanos “No que é claro não precisa de interpretação”.
Se o Vaticano II é aberto a interpretações, os modernistas podem dizer que só se chega à verdadeira interpretação dele por meio do chamado “espírito do concilio”, isto é, através da “treva” modernista…

3 – O Vaticano II não é infalível

Se um texto deve ser interpretado ou lido à alguma luz, é sinal que ele é obscuro. E um texto obscuro, que necessita de luz para ser entendido, não pode ser infalível. O que a Igreja ensina infalivelmente é claro e jamais ambíguo. E o que não é infalível, necessariamente é falível. Logo, o Vaticano II é falível, pode ter erros, e tem erros.

4 – O Vaticano II é inútil

Se se tem que ler e interpretar o obscuro Vaticano II à luz da Tradição, para ele ser entendido, então é melhor e mais fácil seguir diretamente o que diz claramente a Tradição. Para que aprender a verdade por meio de textos ambíguos e obscuros do Vaticano II, se se tem já a verdade nítida e clara na Tradição ? Logo, o Vaticano II é inútil

5 – O Vaticano II só trouxe tempestade e confusão.

Se o Vaticano II obscureceu o que era claro na Tradição, o Vaticano II só obscureceu o que estava claro, e, por isso mesmo, só trouxe confusão doutrinária e prática. Foi por causa disso que Paulo VI falou de auto demolição da Igreja e na penetraçãpo da fumaça de satanás no templo de Deus.

Portanto, o Concílio Vaticano II é ambíguo, obscuro, susceptível de várias interpretações, falível, inútil e causador de confusão doutrinária e prática.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão