1

790- Livros sobre Inquisição

Orlando Fedeli

Livros sobre Inquisição

 

  • Localização: Rondônia – PR

Olá caros amigos! A tempo que venho frequentando assiduamente vosso site, realmente é bastante rico em informações a respeito da nossa Santa Mãe Igreja e demais assuntos, passo horas e horas lendo os trabalhos e perguntas dos leitores. Me encantam e divertem as respostas ao mesmo tempo que me entristeço com tamanha ignorância e falta de humildade em que se encontram tantos irmãos perdidos nesse rio de “confusão” que o demônio vem vomitando.

Não escreverei mais nesta presente oportunidade porque minha pergunta é simples. Um amigo leu um livro chamado “Malleus Malleficarum, o Martelo da feiticeira”
(não tenho certeza se se escreve assim), diz ele ser muito interessante, disse ter sido escrito por bispos da igreja católica, que é um livro antigo usado para o julgamento das bruxas, enfim, como ele não é um bom católico, tenho cá minhas dúvidas. Minha pergunta é: Devo investir meu tempo lendo esse livro? Ou não me ajudará no crescimento de meus conhecimentos? O que me diz em a respeito desta obra? Estou querendo começar a ler um bom livro, qual me sugerem?

Deixo meu abraço católico aos irmãos colaboradores do site. Parabéns pelo belíssimo trabalho. Estão em minhas orações.

 

—————-

 

 Muito prezado, Salve Maria!

Muito obrigado por suas palavras de apoio ao site Montfort*.

Gostei bem da expressão que você usou, para descrever a situação atual dos católicos imersos em tão grande confusão:
“tantos irmãos perdidos nesse rio de” confusão “que o demônio vem vomitando”.

Isso mesmo: “um rio de confusão vomitado pelo demônio”.

No futuro, se me permitir, usarei essa expressão metafórica tão bem encontrada por você.

Quanto ao livro Malleus malleficarum, não recomendo que o leia.

Esse livro, é uma obra de inquisidores, tratando de pecados praticados pelos adeptos da feitiçaria. Como o livro entra em detalhes escabrosos, os inimigos da Igreja o editaram para atiçar a curiosidade mórbida de nosso tempo, e não para combater a feitiçaria, antes o publicaram para incitar ódio à Igreja.

Sobre obras de inquisidores é bem interessante ler o livro Manual do Inquisidor escrito pelo Grande Inquisidor Bernard Guy (Essa obra está editada em francês) Caso você tenha interesse em estudar a Inquisição, recomendo-lhe o livro do Prof. João Bernardino Gonzaga “A Inquisição em seu Mundo”, edição Saraiva.

Se você ler italiano recomendo-lhe o livro de Rino Cammilleri “La Vera Storia dell´Inquisizione”, Edizione Piemme, Casle Monferrato, 200.

Em francês, lhe recomendo a Histoire de l´ Inquisition au Moyen Âge de Jean Guiraud ( Ed Auguste Picard, Paris , 2 volumes, 1935).

É impossível compreender a Inquisição sem conhecer a heresia contra a qual ela foi fundada, que foi o catarismo, heresia gnóstica de tipo maniqueu. Sobre os cátaros, então, lhe recomendo os livros de Arno Borst Les Cathares, e a série de livros sobre o Catarismo do historiador pró cátaros Michel de Roquebert: L´Épóppée Cathare ( $ vol,) Les Cathares, e ainda Histoire des Cathares.

René Nelly é outro autor pró-heresia cátara, que vale a pena ler.

Escreva-me sempre, que terei prazer em atendê-lo, e, caso venha a São Paulo, procure-nos para conhecer a Montfort*.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

 

*O professor Orlando Fedeli foi presidente da Associação cultural Montfort de 1983 a 2010.