839- D. Hélder Câmara
Orlando Fedeli
D. Hélder Câmara
- Localização: Fortaleza – CE
“Se eu dou comida aos pobres, eles me chamam de santo. Se eu pergunto porque os pobres não têm comida, eles me chamam de comunista.”
D. Hélder Câmara
Gostaria de saber o que vocês pensam sobres D. Hélder, essa figura tão importante do nosso país e goza de grande estima diante de Jão Paulo II, e pelo que consta ele sempre teve uma tendência esquerdista.
————-
Muito prezado, salve Maria!
Dom Hélder nem sempre foi “vermelho”. Consta que quando ele se ordenou, ele fez questão de colocar sob a batina a camisa verde dos fascistas tupiniquins, a camisa verde do integralismo.
Depois, com a queda do nazismo, do fascismo e do integralismo, Dom Hélder trocou de camisa. E jurou o pacto das catacumbas defendendo a Igreja pobre, a mesma igreja pobre dos gibelinos, dos cátaros, e da Teologia da Libertação.
E se alguém chamava Dom Hélder de comunista não era porque ele dava comida aos pobres. Há muita gente que dá comida aos pobres e não é comunista. Dom Hélder era considerado “vermelho comunista” por sua crítica venenosa contra o direito de propriedade, e por sua defesa velada do comunismo e explícita do socialismo.
Ora, Pio XI escreveu: “Católico e socialista são termos antitéticos.(…) Socialismo religioso, socialismo cristão são termos contraditórios. Ninguém pode ser, ao mesmo tempo, bom católico e verdadeiro socialista” (Pio XI, Quadragesimo Anno, Denzinger, 2770, o negrito é meu).
Dom Hélder Câmara foi verdadeiro socialista.
Logo, não foi bom católico.
Pax mortuis!
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.