1

95- Os Três Segredos de Fatima Foram. . .

Orlando Fedeli

Os Três Segredos de Fatima Foram. . .

 

  • Localizaçao: – Brasil
  • Escolaridade: 2.o grau concluído

 

Ola!!!!

Não sou católica e portanto não sei muito sobre as historias dessa igreja.

Vejo o catolicismo como o grande manipulador de ideias da historia… Como essa mostra a igreja catolica esteve constantemente atrelada a politica e a sujeira que a envolve… Mas a questão não eh essa… Sou uma vestibulanda, curiosa e que nao posso tomar por partidarismo uma questão de cunho religioso em uma prova de vestibular… Por isso preciso tentar “reconhecer”
as verdades….

Não sei se minha pergunta será respondida mas enfim….

Os três segredos de Fatima foram : O anuncio do fim da primeira guerra , o inicio da segunda mas sem o fim do mundo e o declínio da igreja católica????

Isso eh verdade????

se não  for, como vcs explicam as desculpas que a igreja vem pedindo por todos os pecados cometidos no decorrer da historia??? Pq a igreja corre atrás de seus fieis como se temessem que um segundo Lutero se levantasse contra os seus preceitos????

Esse congresso eucarístico que ocorreu esse mês teve alguma coisa a ver com esse segredo????

Uma outra duvida que não tem muito a ver com a anterior….

Na entrada dos escravos no brasil, a cultura foi trazida com o povo, eh logico que nao pode haver uma separação entre a religião africana e o catolicismo…. Eh claro que ouve uma mistura…. Mas eu quero saber…. eh verdade que alguns santos como o São Benedito se não me engano eh uma aproximação do pai preto da Umbanda???? Houve uma influencia nesse sentido, de criar santos que eram “sagrados” para os africanos se tornarem sagrados para o catolicismo????

Espero no ficar sem resposta,

Obrigada

 

———-

 

Prezada, salve Maria.

Antes de tudo, quero dizer-lhe que suas acusações contra a Igreja Católica são caluniosas. Elas provem do ensinamento de professores formados de modo marxista, e que, via de regra, desconhecem tudo sobrea História verdadeira. Nas aulas para o curso ginasial e colegial, eles fazem os alunos engolir slogans contra a Igreja sem prova nenhuma do que dizem. Basta fazer um estudo um pouco mais profundo, para constatar que o que se diz comumente contra a Igreja são calúnias. Aliás, assim como se caluniou a Cristo se calunia a sua Igreja. E o próprio Cristo preveniu que os seus seguidores seriam caluniados como Ele o foi (leia o capítulo V do Evangelho de São Mateus).

Se você quiser esclarecer alguma calúnia que lhe disseram sobre a Igreja, escreva-me e lhe darei a sua refutação com argumentos e documentos.

Sobre os três segredos de Fátima, escrevi um trabalho no site Montfort* – (Fátima: um “segredo” contendo um enigma envolto em um mistério – Flos Carmeli (floscarmeliestudos.com.br) onde você poderá encontrar uma exposição mais longa do que a desta carta.

Você deve saber que os três segredos foram comunicados às criancinhas de Fátima em 13 de julho de 1917, quando ainda não ocorrera a Revolução Comunista na Rússia, e em plena Primeira Guerra Mundial.

O Primeiro segredo era que a guerra iria terminar, e que nela muitas almas haviam ido para o inferno O segundo é que, se os homens não se emendassem, haveria uma Segunda Guerra Mundial no tempo de PIO XI. Que a Rússia espalharia seus erros pelo mundo, e que várias nações seriam aniquiladas, etc Ora, as criancinhas de Fátima nem sabiam bem o que significava a palavra Papa, e Pio XI só ia começar a reinar em 1922. Em 1917, não havia ninguém chamado Pio XI.

Dizer, em julho de 1917, que a Rússia espalharia seus erros pelo mundo, parecia ser algo inconcebível. A Rússia fora derrotada e massacrada pela Alemanha. Não tinha havido ainda a Revolução comunista de Lenin, que só tomaria o poder em novembro de 1917 (outubro, no calendário russo de então).

O terceiro segredo devia então tratar da Igreja. Pois se o primeiro segredo tratava das almas, o segundo segredo das nações, o terceiro logicamente trataria da Igreja.

E o que se viu após a segunda guerra mundial foi o enorme declínio de poder e de influência da Igreja, a ponto de qualquer professorzinho que nada estudou de sua História se atrever a caluniá-la do modo mais absurdo.

Os pedidos de perdão, aos quais você se refere, são curiosos.

Em primeiro lugar, só se pode pedir perdão pelos pecados próprios, não pelos pecados dos outros.

O Papa poderia pedir perdão de falhas que ele cometeu pessoalmente. Não pelos pecados de outros.

Em segundo lugar, a Igreja enquanto tal não pode cometer pecados. Quem pode cometer pecados são os membros dela.

Dou-lhe uma comparação. A medicina, em si mesma, não pode errar. Quem pode errar são os médicos. Com a Igreja isso é infinitamente mais certo, pois que a Igreja é divina por sua cabeça, que é o próprio Cristo.

Terceiro, seria interessante que o Papa pedisse perdão pelos pecados dos padres atuais, que estão sob sua jurisdição e responsabilidade.

Quanto aos santos negros, devo dizer-lhe que santos de origem africana foram cultuados pela Igreja Católica muitos séculos antes da descoberta da América e das costas africanas no século XV. A Igreja sempre procurou difundir entre os negros a devoção pelos santos de cor negra, para que eles mais facilmente compreendessem que todos os homens são filhos de Deus, e que pessoas de qualquer raça podem ser santas. No Peru, ainda no século XVI houve um santo de origem negra canonizado pela Igreja.

O chamado “sincretismo” teve origem entre os escravos.

Para ocultar de seus amos que eles iam cultuar Xango, chamavam-no de São Jorge. Usavam um código para ocultar seus orixás.

Espero tê-la auxiliado em alguma coisa.

In Corde Jesu, semper,

Orlando Fedeli

 

*O professor Orlando Fedeli foi presidente da Associação Cultural Montfort de 1983 a 2010.