998- Santo Irineu e o Milenarismo

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

Santo Irineu e o Milenarismo

 

  • Localização: Santos – SP

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!!!

Mais uma vez venho pedir a ajuda de vocês. Eu estava olhando os livros na Livraria Paulinas e lá achei um livro de Santo Irineu chamado “Contra as Heresias”, na capa do livro como de costume continha uma pequena apresentação do que se encontraria no livro e então que dizia que no final do livro tinha um pequeno tratado de milenarismo. Bom retornando do almoço digitei como palavra chave o nome de Santo Irineu e do milenarismo, e apareceu um site onde dizia que Santo Irineu era milenarista só não era herege porque a Igreja não havia condenado o milenarismo. A ajuda que peço mais uma vez a Associação Montfort* é no tocante a três dúvidas decorrentes disso:

1) No que consiste o milenarismo, é uma crença em um “2º Advento de Cristo”?
2) O milenarismo foi condenado pela Igreja como heresia?
3) Santo Irineu foi milenarista? Se caso milenarismo ter sido condenado como heresia isto pode tirar o crédito da canonização de Santo Irineu?

Fiquem com DEUS.

———————

Muito prezado,
Salve Maria.

O milenarismo é o erro que afirma que Cristo virá para reinar na terra por mil anos. É chamado também quiliasma. No inicio do Cristianismo, por incompreensão — não por culpa — alguns pensaram que o fim do mundo estava próximo, e com ele a vinda de Cristo para julgar os vivos e os mortos. Deste engano, alguns começaram a falar de um reino de Deus na terra, esquecendo que Jesus disse que o reino dEle não era deste mundo.
Muitos hereges defenderam o milenarismo, o mais importante deles foi o abade Joaquim de Fiore, na Idade Média, cujos erros repercutem até hoje.
A igreja censurou o milenarismo que espera um reino de Deus na terra, dizendo que essa opiniao não pode ser ensinada por um católico (Cfr Denzinger, 2296), e sempre condenou as seitas milenaristas que são muitíssimas na história.
Faz décadas que li o Adversus haereses de Santo Irineu, e não me lembro da posição dele face ao milenarismo. Mas, como naquele tempo essa opinião não fora nem censurada e nem condenada ainda, ele não poderia ser tido como herege, se defendeu isso.
Claro que Santo Irineu permanece como um dos maiores santos e padres da Igreja.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

 

*O professor Orlando Fedeli foi presidente da Associação cultural Montfort de 1983 a 2010.

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão