1

Homeopatia – Ciência, Doutrina e Catolicismo

Daniel Aguiar

HOMEOPATIA – CIÊNCIA, DOUTRINA E CATOLICISMO

 

Traduzido do site “Aquila Writings”. Original aqui: https://aquilablog.substack.com/p/homeopathy-science-doctrine-and-catholicism

 

Os princípios propostos por Samuel Hahnemann (1755-1843), criador da Homeopatia, são permeados de gnosticismo, e vão em direção contrária à fé católica.

Caro amigo, aqui está um artigo que escrevi para você para explicar a ciência e a doutrina da Homeopatia conforme você solicitou.

Por favor, sinta-se à vontade para usar este material como achar melhor.

É importante notar que, na Homeopatia, ciência e doutrina se fundem. Essa “fusão” sozinha pode ser exposta extensivamente. No entanto, para este breve trabalho, exporei ambos separadamente, primeiro a Ciência, depois a Doutrina.

Analisar separadamente a Ciência e a Doutrina da Homeopatia é realmente didático e útil, pois a compreensão da ciência material da homeopatia servirá como uma introdução para explorar a parte realmente importante, as ideias doutrinárias sobre as quais a Homeopatia foi fundada.

Ciência da Homeopatia

Este trabalho pretende ser curto, por isso farei uso de links externos. Para uma perspectiva científica, eu recomendaria esta explicação boa e ilustrativa sobre a homeopatia de um autor não tão bom, Richard Dawkin (em inglês):

Homeopathy – Con or Cure / Enemies of Reason (Richard Dawkins)

No vídeo acima, Richard Dawkins mostra a homeopatia como, na melhor das hipóteses, um placebo.

Mas não se engane, Richard Dawkins não é católico, é ateu, e tem muitas outras ideias erradas, porém, sua exposição sobre Homeopatia é muito bem fundamentada e clara[1].

No entanto, alguém pode perguntar, por que deveríamos usar seus argumentos se ele não é católico?

Ora, não é porque alguém tem ideias erradas que todas as suas ideias devem ser descartadas. A Igreja Católica incorporou esse axioma com perfeição ao longo dos séculos. Por exemplo, embora Platão e Aristóteles fossem pagãos (o primeiro estava envolvido com pederastia/homossexualismo), usamos seus ensinamentos filosóficos para ajudar a explicar a teologia natural… a Summa Teológica, do grande São Tomás de Aquino, está repleta de citações e ideias derivadas de obras de Platão e, principalmente, de Aristóteles. No entanto nunca se reconheceu que absolutamente tudo, cada palavra, desses autores pagãos como sendo boa ou digna de ser lida.

O mesmo que fazemos aqui com Richard Dawkins.

Como se fabrica um homeopático

Também é importante ver, na prática, como se fabrica um homeopático… A ideia fundamental para a homeopatia é “semelhante cura semelhante”. Por exemplo, para eles, se o café te dá insônia, é porque o café, na sua forma pura (com matéria), gera insônia, mas, se você remover a matéria do café, por meio da diluição, ele vai restaurar o seu ciclo de sono.

Como alguém remove matéria de alguma coisa? Como funciona essa diluição?

  1. Primeiro você precisa de uma solução: coloque 99 gotas de água (ou álcool) em um cilindro e 1 grama de (digamos) pó de café e agite essa solução, vigorosamente, 20 vezes.
  2. Segunda solução: Pegue outro cilindro limpo e adicione 99 gotas de água (ou álcool), e agora pegue 1 gota da solução resultante da etapa 1 e adicione a este cilindro. Agite 20 vezes.
  3. Terceira solução: Pegue outro cilindro limpo e adicione 99 gotas de água (ou álcool), e agora pegue 1 gota da solução resultante da etapa 2 e adicione a este cilindro. Agite 20 vezes.
  4. Repita 30 vezes ou mais… quanto mais você repetir, melhor.

O processo acima lhe dará uma solução homeopática que pretende curar a insônia. Mais uma vez, eles afirmam que, ao diluir o pó do grão de café que foi adicionado na etapa 1, você fica apenas com a força imaterial do café, que pode fazer você dormir, enquanto o grão de café material, em sua forma bruta, faz você ficar desperto.

Mas veja você mesmo:

Homeopathic Dilution Process|  Homeopathic Potency | Homeopathy  #HomeopathicMedicines #Dinamization

Para a ciência, não faz sentido.

Doutrina da Homeopatia

Para entender a doutrina por trás da homeopatia devemos voltar seu fundador Samuel Hahnemann (1755-1843) e sua principal obra literária, um livro chamado “Organon da Arte Médica” (tradução livre), que pode ser facilmente encontrado em bibliotecas hoje ou online em inglês.

Este livro passou por muitas edições póstumas que diluíram sua doutrina (o trocadilho não foi intencional), mas mesmo na edição atual sua doutrina gnóstica é clara como água.

Origem das doenças e cura para Hahnemann

Embora Hahnemann não se autodenomine gnóstico ou panteísta, nem se identifique como dualista ou qualquer outro sistema antropocêntrico que demonize ou divinize a matéria, é um tanto fácil identificar todos os aspectos dessa doutrina em seus escritos e na homeopatia.

Em seu Organon, logo no início do capítulo intitulado “As doenças são dinâmicas, não materiais”[2], ele explicará: “As causas de nossas doenças não podem ser materiais”[3].

Ele acredita que todas as doenças são apenas “a força” dentro de você “dessintonizada”:

“Quando uma pessoa adoece, é inicialmente apenas essa força vital autônoma (princípio da vida) semelhante a um espírito, presente em todos os lugares do organismo, que é dessintonizada pela dinâmica”[4]

Ao ter “a força” dessintonizada, Hahnemann irá propor a “sintonia do espírito” como o caminho certo para corrigi-la:

“a única maneira pela qual o praticante da arte médica pode remover tais distorções mórbidas (as doenças) do dynamis é pelas energias de alteração da sintonização espiritual dos remédios úteis que atuam sobre nossa força vital semelhante ao espírito.”[5]

Não se engane, Hahnemann não está propondo que você reze pedindo uma cura, peça a intercessão de Nossa Senhora para curar sua doença, ele está dizendo que nas coisas naturais existem “dynamis” que são capazes de “alterar a sintonia” das energias em você, porque eles têm uma “força vital semelhante a um espírito”.

Para aqueles que estudaram a doutrina católica, isso é gnosticismo. Escreverei mais para você sobre o gnosticismo um dia, mas por enquanto, você pode conferir o excelente resumo do Sr. Fedeli: https://floscarmeliestudos.com.br/gnose-rene_guenon-e-olavo_de_carvalho/

Força Dinâmica na Homeopatia

A essa altura você já deve ter notado a recorrência da palavra “Dynamis”…

No final do Organon, há uma nota de rodapé útil que nos explica a tal “dynamis” ou “dinâmica”:

“O que é influência dinâmica, poder dinâmico? Percebemos que, por alguma força invisível secreta, nossa terra conduz sua lua em torno de si mesma em vinte e oito dias e algumas horas, e a lua, por sua vez, eleva nossos mares do norte para inundar a maré em horas determinadas e, em igual número de horas, deixa-o afundar novamente na vazante (permitindo alguma variação nas luas cheia e nova). (…)”[6]

Hahnemann continua, comparando as forças do universo como a “força invisível secreta” dentro de você. Esta energia/força é muito parecida com as ideias de Guerra nas Estrelas, Yoga, Budismo, etc. Todas elas têm suas raízes na mesma questão: Gnose/Panteísmo.

A matéria é um problema para Hahnemann

Como para todos os gnósticos, e também para Samuel Hahnemann, a matéria (material) é um problema, pois diminui o poder das substâncias ou essência (força/energia).

Para Samuel Hahnemann, a solução é diluir (retirar a matéria/material) da substância. Isso liberará o poder, a força vital, como ele explica no $269 do Organon:

Para seu próprio propósito especial, a arte médica homeopática desenvolve em um grau inédito os poderes medicinais internos, semelhantes a espíritos, de substâncias brutas.

(…) em seu estado bruto (coisas naturais) não manifestam o mínimo poder medicinal no corpo humano.

(…) por trituração e sucussão enquanto essas partículas são separadas umas das outras (…) desenvolve os poderes dinâmicos latentes da substância que antes eram imperceptíveis, (…) Os poderes dinâmicos dessas substâncias têm uma influência principalmente no princípio da vida, na condição da vida animal.[7]

Poderia continuar, mas acho que é suficiente. Já é possível ver que a doutrina fundamental da Homeopatia não é católica.

Conclusão

Como podem ver, a Homeopatia não é Ciência como a entendemos, ela se baseia em uma doutrina, que, não é compatível com a fé católica.

  • Da perspectiva da ciência (Medicina), é uma falácia. É uma pseudociência. Um placebo.
  • Do ponto de vista teológico católico, está cheio de gnosticismo.

Bibliografia

Hahnemann, Samuel. Organon of the Medical Art (Kindle Edition). Birdcage Press, 1996.

 

—–

[1] Sempre que os católicos precisam citar autores liberais de maneira positiva, grandes reservas devem ser feitas. Esse não é um modo de pensar novo, e pode ser lido mais em excelentes livros como “Liberalism is a Sin”, de Felix Sarda. Aqui está um trecho da página 44 em tradução livre: “Poupe seus elogios aos livros liberais, qualquer que seja seu mérito científico ou literário, ou pelo menos elogie com grande reserva, nunca esquecendo a reprovação devida a um livro de espírito ou tendência liberal. Esse é um ponto importante. Merece a maior atenção.”

[2] Hahnemann, Organon of the Medical Art, loc. 527

[3] ibid. loc. 528

[4] Ibid. loc. 1084

[5] Ibid. loc. 1118

[6] Ibid. loc. 4027

[7] Ibid. loc. 3526