1224- Divisão do Catolicismo

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

Divisão do Catolicismo

 

  • Localização: Ipatinga – MG

Graça e paz

Queria questionar algumas informações acercas da divisão entre católicos romanos e ortodoxos dadas em resposta a algumas cartas. Enviei algumas considerações ha uns 3 ou 4 meses e não obtive resposta alguma, até o momento. Lamento a desonestidade com algumas informações manipuladas por vocês. Vocês acusam os ortodoxos de crimes dos quais eles não são culpados e querem impor a eles o que o papa Bento XVI tem dito que nós não poderemos fazer. O formato católico atual (papado, teologia, liturgia etc) é fruto de um caminho longo e nós jamais poderemos formatar os ortodoxos com uma cultura totalmente diversa da nossa. Vocês os acusam de não reconhecerem a primazia de roma (ou do papa) e isso é falso. Eles (não em absoluto é claro) a começar do patriarca ecumênico Bartolomeu I reconhecem a primazia, só não aceitam o absolutismo, que é criticado inclusive por patriarcas católicos como o melquita Gregório III e Máximo IV. Vocês dizem que os ortodoxos não aceitam o filioque como se eles o houvessem retirado do credo, enquanto sabemos que nós o acrescentamos. Ele não foi definido em concilio (de Nicéia) como vocês o afirmaram. Isso é muito desonesto. O papa Leão gravou o credo sem o filioque em grego e latim numa placa de prata (1o14). O papa Bento XVI em diversos momentos tem rezado o creio sem o filioque. Vocês falam de limbo como uma verdade de fé que eles não aceitam, e agora, nem nós, não é mesmo? Muito dos que eles não veneram, não creem, não prezam, são acrescimos nossos e não heresia deles. Vocês da Montfort* prezam uma Igreja tradicional e desprezam uma Igreja tão fiel a tradição como os ortodoxos? Isso é pena. Sou católico, mas fico triste quanto denegrimos os outros paltados em manipulações que se tornam mentiras. Por que não falamos do saque de bizancio na IV cruzada, quando católicos agiram como animais? Porque não falamos de nossos cismas ocidentais? De nosso venenoso modernismo, racionalismo e etc? Se amamos a Igreja precisamos assumir tudo o que faz parte dela, suas riquezas como suas mazelas. A unidade é sim uma questão de conversão, mas não dos ortodoxos ao catolicismo romano e nem o contrario, mas uma conversão dos corações a Cristo.
Escrevo a vocês porque são parte de um grupo bem informado e propagadores de informações e opiniões que por vezes são distorcidas intencionalmente, infelizmente.

————————-

Muito prezado,
Salve Maria.

Você – muito desonestamente — nos acusa de desonestidade em nossas informações e quereria que lhe respondêssemos.
Suas informações constantes desta carta é que são distorcidas e desonestas. Por exemplo, você diz que os cismáticos orientais aceitam o primado papal. Mas esconde que eles recusam o primado de jurisdição do papa aceitando apenas um primado de honra. Isso sim é escrever serpentinamente e desonestamente.

E você se afirma católico e só calunia a Igreja Católica Apostólica Romana. De católico você não tem nada.
Passe bem e não nos escreva mais por favor

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

 

*O professor Orlando Fedeli foi presidente da Associação cultural Montfort de 1983 a 2010.

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão