1330- O Poder da Igreja Está Acima do Poder do Estado

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

O Poder da Igreja Está Acima do Poder do Estado

 

  • Localização: Rio de Janeiro – RJ

Professor Orlando Fideli, Salve Maria Imaculada!

O Historiador Francisco de Assis Silva teceu comentarios que me causaram especie. Segundo ele, o Papa Inocencio III teria dito que “Deus, criador do mundo, pos no firmamento dois grandes astros para o iluminar: o Sol, que preside o dia, e a Lua, que preside a noite. Do mesmo modo, no firmamento da Igreja universal instituiu Ele duas altas dignidades: o Papado, que reina sobre as almas, e a Realeza, que domina os corpos. Mas o primeiro e muito superior a segunda. (Papa Inocencio III) , segundo afirma o citado historiador na pp. 35 de seu livro intitulado Historia do Homem, 2, 1º Edicao, Editora Moderna.

Baseado neste discurso – que este historiador foi incapaz de citar a fonte – o Sr. Francisco de Assis Silva entende que o texto levaria-nos a concluir que, se o Papa estava acima do Rei, quem de fato controlava o poder politico era a Igreja.

Ele comenta tambem de supostas maximas, que teriam sido publicadas pelo Papa Gregorio VII em 1075, na qual destaco o seguinte: “A IGREJA ROMANA NUNCA ERROU E, SEGUNDO O TESTEMUNHO DAS ESCRITURAS, NUNCA ERRARA.” (maiusculas minhas).

Novamente fiquei impossibilitado de saber a fonte dessas pesquisas ja que o historiador NAO AS CITOU, sabe-se la se foi por esquecimento ou propositadamente.

E busco auxilio no senhor, pois sou inumeras vezes questionado pelos protestantes e ateus sobre esses assuntos e me vejo numa sinuca de bico, sem saber como sair.

Suplico a sua ajuda, peco-lhe para que o senhor faca uma dissertacao sobre o assunto e me envie, por favor, pois e a instituicao Igreja Catolica – a unica e verdadeira Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo – que esta sendo caluniado e acusada de ser a exploradora da fe.

Que Deus abencoe sempre o trabalho da Associacao Cultural Montfort* e lhe de em dobro toda a recompensa por combater destemidamente em nome da FE VERDADEIRA. Conte sempre com minhas oracoes e a minha admiracao… Nao o considero como um professor ou amigo, vejo-o, como UM PAI. Quero seguir seu exmplo!

Atenciosamente, de seu filho espiritual, aluno e admirador.

 

————————

 

Muito prezado,
Salve Maria.

Com gosto lhe respondo.
A comparação da Igreja com o Sol e do Estado (a realeza) com a Lua é muito correta. A Igreja é a Luz do Mundo, pois lhe ensina a Verdade, luz espiritual. Assim também o Sol ilumina materialmente a Terra. A luz da Lua vem do Sol. E assim também toda lei humana do Estado provém da lei Divina e da lei natural ensinada pela Igreja.
Pode-se comparar também a Igreja à alma e o Estado ao corpo. É a alma que vivifica o corpo, e a Igreja dá vida à sociedade e ao Estado. A separação da alma e do corpo, traz a morte e a deterioração do corpo. Assim também, hoje, vemos a sociedade morrendo, e o corpo social se deteriorando pela separação da Igreja e do Estado.
Foi por isso, também, que Jesus disse a Pedro: “Agora, quem não tem uma espada, venda o manto e compre uma” (Lucas XXII). E Pedro lhe respondeu: “Tenho duas”. Ao que Nosso Senhor concluiu: “São suficientes”.
Porque ao Papa foram dadas duas chaves: a espiritual e a temporal. Ao Papa cabem dois poderes: o espiritual e o temporal. Não que o Papa deva governar os Estados, mas que o Papa tem o direito de excomungar e tirar o poder do governante que aja contra a Fé. E foi o que fez São Gregório VII ao excomungar o Imperador Henrique IV.
E a Igreja nunca pode errar quando ensina sobre Fé e moral, com todo o poder dado por Cristo a Pedro, ensinando a toda a Igreja, definindo claramente o que é certo e condenando o que é errado.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão