1475- Sugestões Para o Estudo de Filosofia e Teologia

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

Sugestões Para o Estudo de Filosofia e Teologia

 

  • Localização: Jundiaí – SP

  O senhor esteja convosco!

Estive lendo o site, e vendo nos próprios seminários que a filosofia e a teologia ensinada está cada vez mais decadente, e não só isso, mesmo os Sacerdotes ( falsos) estão tão decadentes quanto os seminários.
Então pediria humildemente que se possível me dessem alguns conselhos sobre quais livros devia ler sobre Filosofia Católica, Teologia Católica, e tudo que pudesse ajudar para que me tornasse um Sacerdote de verdade, que trabalhe em nome da Fé e da verdade de Deus, pois sabemos que é Única e Absoluta!
Gostaria de saber não somente o que é ensinado nos seminários hoje em dia, e sim o que pode me tornar um Sacerdote que conduza as pessoas até Deus, assim como um pastor conduz o rebanho, mas, sem uma boa formação não sei se isso será possivel, pois, com o que ensinam, ao invés de conduzi-las até Deus, estarei afastando-as.
Rezo todos os dias para que Deus me dê forças e me ilumine para que possa, mesmo com todas essas adversidades tornar-me um Sacerdote digno de falar em seu Nome.
Peço que rezem por mim, pois, estarei rezando por vocês e por todos os semináristas!

Que Deus nos Abençoe e que o Corpo de Cristo nos guarde para vida eterna!
Amém!

Obrigado

——————–

Muito prezado,
Salve Maria.

Que Deus Nosso Senhor o guarde e o faça realizar plenamente a sua vocação sacerdotal.
Você faz muito bem em pensar desse modo. Se a Fraternidade São Pio X fizer sua plena união com Roma, então certamente haverá um bom seminário para frequentar. Mas enquanto ela não refizer essa plena união é imprudente e inconveniente ir a um seminário deles, já que Roma proibiu isso. Depois da união deles com Roma, então sim.
Pedi a um aluno meu, da Montfort*, Felipe Coelho, que me preparasse uma lista de obras boas para começar um estudo. Ele me mandou o seguinte:

Em resposta ao seu consulente de Jundiai que pede sugestões para o estudo de filosofia e teologia, há pelo menos três pequenos artigos no site Montfort* que são bastante apropriados:

– “Orientação para estudo da Doutrina Católica”,
– “Sócrates, Platão e Aristóteles”,
– “Como ser Católico”.

Eis alguns bons livros online, além dos citados nos artigos acima:

Sobre filosofia, a Carta Magna é a Encíclica Aeterni Patris (Sobre a Filosofia Cristã), de Leão XIII, cuja tradução espanhola pode ser lida no site do Vaticano.

A leitura meditada desse documento essencial deve ser completada com a da Encíclica Studiorum Ducem (Sobre Santo Tomás de Aquino) , de Pio XI, que se encontra na internet em sua tradução para o francês, e para o inglês

É possível encontrar esses documentos em português nas coleções de “Documentos da Igreja” publicadas pela editora Paulus.

Três boas introduções à filosofia, em ordem de importância:

EM ESPANHOL: Cardeal Zeferino Gonzales, Filosofía elemental, Segunda edición, 2 tomos, Imprenta de Policarpo López, Madrid, 1876 .

EM ITALIANO: Cardeal Paolo Dezza, S.J., Breve Corso di Filosofia, [Nota: há uma tradução portuguesa que encontrei, já faz alguns anos, na Livraria Portugal aqui de São Paulo. Esse livro é particularmente interessante porque, ainda que breve, trata de questões atuais como a conciliação entre a física moderna e a filosofia da natureza aristotélico-tomista, assim como contrapõe o tomismo a erros do século XX tais como o existencialismo e o neo-hegelianismo italiano.]

EM PORTUGUÊS: H. D. Gardeil, Introdução à Filosofia de S. Tomás de Aquino, 4 vols.

Quanto à teologia, o melhor é ler Santo Tomás, cuja obra quase completa encontra-se aqui:

EM FRANCÊS: http://docteurangelique.free.fr/
EM INGLÊS: http://www.home.duq.edu/~bonin/thomasbibliography.html

Uma boa introdução à teologia tomista, em inglês:

Reginald Garrigou-Lagrange, O.P., Reality: a synthesis of Thomistic thought, tr. by Rev. Patrick Cummins, O.S.B. Herder, 1950. xiii, 419p., .

Para se defender dos erros atuais, contra o Vaticano II, além do site Montfort* há também o livro essencial de Romano Amerio em tradução para o espanhol: Iota Unum.

O artigo a seguir também é muito importante, pois foi o que levou Pio XII a publicar a Humani Generis: Réginald Garrigou-Lagrange, O.P., La nouvelle théologie ou va-t-elle ?

Há aí material para um bom começo de estudo.

Abraço, Felipe

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

 

 

*O professor Orlando Fedeli foi presidente da Associação cultural Montfort de 1983 a 2010.

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão