177- Missa Tridentina

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

Missa Tridentina

 

  • Localização: Santo André – SP – Brasil
  • Escolaridade: 2.o grau concluído
  • Religião: Católica

 

Bom dia!

Gostaria de saber de onde é a sua origem, quais os lugares que são autorizados a realização dessa Missa no Brasil, e porque as mulheres tem que assistir a essas Missas de saias e com véu na cabeça, e duas cores de véu umas usam Branco e outras o Preto !

Um abraço

 

———-

 

Prezado salve Maria

A chamada Missa Tridentina é a Missa que a Igreja sempre rezou, e que foi codificada — e não construída ou elaborada — por São Pio V, no século XVI. Recentemente, o Papa João Paulo II tem pedido aos Bispos que facilitem, cada vez mais, e sem condições, a celebração da Missa tridentina.

Diz o Cardeal Ratzinger que, se a Igreja proibir a Missa que foi rezada por ela durante praticamente 2.000 anos, como se poderia a Igreja impor a celebração de qualquer outra Missa?

No Brasil, atualmente, a Missa tridentina é rezada em toda a Diocese de Campos, e em alguns outros lugares, com permissão do Bispo local.

O costume de mulheres usarem roupas decentes — não só na Missa — é um dever de religião. O uso do véu é imposto por São Paulo quando diz:

Julgai vós mesmos: É decente que uma mulher faça oração a Deus não tendo véu?” (I Cor. XI, 13).

Portanto, isso está imposto pela própria Sagrada Escritura e sempre foi costume na Igreja toda, e o costume universal da Igreja é lei.

Quanto à cor dos véus, isto é apenas um costume no Brasil, nada dizendo São Paulo sobre isso, nem tendo sido jamais isso costume em toda a Igreja.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão