Orlando Fedeli
Celebração da Palavra Sem Eucaristia?
- Localização: Volta Redonda – RJ – Brasil
- Escolaridade: Pós-graduação incompleta
- Profissão: Administradora de Empresas
- Religião: Católica
Saudações, Sr. Orlando!
Estou escrevendo neste momento, pois me entristeceu profundamente o evento que presenciei recentemente.
Exatamente ontem, em minha Comunidade, houve Celebração da Palavra, sem a Santa Eucaristia.
O celebrante utilizou quase os mesmos paramentos da Celebração Eucarística, para “servir”
pão sírio picado com suco de uva!! O “sanguineo” foi estendido no altar e sobre ele colocados dois recipientes, os mesmos onde normalmente é feita a distribuição do Corpo de Cristo, e mais um, com suco de uva…
No momento da comunhão, o celebrante disse que não haveria a Eucaristia, mas somente a partilha do pão, para simbolizar o Cristo que está todos os dias em nossas refeições. (??!!!???)
Ao término da celebração, fui gentilmente perguntar ao celebrante e à coordenação da Comunidade o porque daquilo. Eles simplesmente me responderam que isso é previsto na Liturgia da Palavra… que não necessariamente deve haver Eucaristia nas celebrações…
que quando há Eucaristia, estamos excluindo as pessoas não preparadas de comungar conosco..
que Cristo estava lá do mesmo jeito que nas Missas… que não é absurdo nenhum fazerem daquele jeito…
que isso não desconfigura, desvaloriza ou agride o verdadeiro sentido da Sagrada Eucaristia… e que eu, poe ser jovem e não ser formada em teologia, não tenho o direito de fazer nenhuma pergunta sobre o que eles decidem… quando falei da minha preocupação sobre a nossa responsabilidade de não passar às pessoas o sentido errado da Eucaristia, disseram que não posso julgar o que as pessoas vão pensar, não posso julgar se estão preparadas… e ainda se revoltaram porque elas, por serem mulheres, não podem “consagrar” a hóstia! Os absurdos e heresias ditos nessa conversa foram enormes, não dá pra descrever tudo aqui.
Me ajude, por favor!
———-
Muito prezada, salve Maria!
O que você me conta é inacreditável. Essa gente não é mais católica. Eles não crêem mais no que a Igreja ensina, e estão violando tudo o que o Papa mandou no seu último decreto, Redemptionis Sacramentum, sobre os abusos da Eucaristia. Sugiro que você mande uma carta ao Bispo local, contando o que aconteceu, pedindo-lhe que tome as providências cabíveis.
Aliás , isso é o que manda fazer o decreto do Papa, queixar-se antes de tudo ao Bispo, e , caso o Bispo não tomar providências, mandar uma denúncia ao Vaticano. E é exatamente o que eu mesmo penso fazer.
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli