224- Decepção de Um Católico Com o Clero Atual

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

Decepção de Um Católico Com o Clero Atual

  • Localização: São Paulo – SP – Brasil
  • Escolaridade: 2.o grau concluído
  • Religião: Católica

 

Caro irmão em Cristo

Tenho 46 anos, muitos dos quais vivido a serviço gratuito como leigo dentro da Igreja Católica.

Conheci de perto, pois participei durante dois anos, da abominação que era a TFP, ainda nos tempos do SR Plinio C. de Oliveira (1972/1974).

Fiz um curso de teologia da Faculdade Assunção, e coordenei por mais de 5 anos a formação de catequistas e os acompanhava desde a pre-catequese até ao Sacramento do Crisma (Confirmação).] Eu e minha familia éramos participantes ativos da comunidade, porém como diz a Palavra (Voces vao escutar bem, mas não compreenderão; voces vão olhar bem, mas não verão……… (Atos 28, 25-29), e foi o que aconteceu comigo: A igreja (tanto a hierarquia como muitos fiéis )não vivem verdadeiramente o Evangelho de N. S. Jesus Cristo, a igreja hoje vive uma farsa, uma hipocrisia talvez pior do que aquela presenciada po Cristo no seu tempo, quando atacou de forma profetica e corajosa o templo de jerusalem ( Mt 21 – 24. Depois que a gente vê, nao se esquece o que viu. A igreja virou um grande sepulcro caiado, (riquezas ao invés de simplicidade, mentiras ao invés de Verdades, arrogância ao invés de pureza de coração e mansidão, falta o verdadeiro sentido de ser padre nos dias de hoje ( PAI . O Evangelho nos diz tanto, e tantas são as Palavras proferidas por Cristo no sentido de ser um Pastor, de como conduzir o rebanho de Deus, porem a ireja parece nao seguir mais o anuncio de Cristo). Reza-se pelas vocações ??? para que, pergunto eu: para ter-mos padres cantores, apresentadores de TV de radio, escritores, diretores de escolas carissímas, que os pobres coitados filhos de Deus não têm acesso, e tantas barbaridades cometidas por padres no mundo inteiro ( pedofilia, amantes, pais, muitas vezes sem assumir a igreja domestica e continuam ministrando, homosexuais, etc, etc. ). E infelizmente quando se aponta esses “detalhes”, voce é ignorado e praticamente expulso do meio da comunidade, porque nem todos os olhos vêm, nem todos os ouvidos ouvem, e as “palavras” do padre são as que imperam e dominam, o Bispo fecha os olhos, e assim caminha a Igreja Catolica, pergunto eu, até quando perdurara esta mentira ??

Hoje digo apenas que sou SIMPLESMENTE CRISTÃO, porque Cristo não me decepciona, porem não digo o mesmo da Igreja, esta quando falsidade e falta de compromisso.

Espero, que me entendas e me responda, porque da Igreja (instituição), espero uma resposta até hoje, e o Bispo nao me disse uma palavra, nem a diocese, nem o vicariato, apenas ouvi “graças a Deus” a Palavra de seu Filho Jesus, e por isso digo, não sou eu quem falo mas é Cristo que fala por mim.

Abraços e Paz em nome de Jesus

———-

 

Prezado , salve Maria!

Sua carta tem o amargor da decepção.

Embora compreenda que essa decepção tenha começado bem cedo com a tefepê — o que certamente não foi pouco — e deva ter continuado com o curso de teologia e a vida paroquial, devo dizer-lhe que nada disso justifica uma decepção com a Igreja enquanto tal.

Clero, associações, cursos, pessoas particulares, nada disso substitui a Igreja Católica enquanto tal. O clero é a parte docente da Igreja, aquela parte sagrada que tem o munus de ensinar, administrar os sacramentos, e de dirigir. Mas o clero, sozinho, não é a Igreja, embora seja parte essencial e principal dela. A Igreja Católica Apostólica Romana é infinitamente mais, porque sua cabeça é o próprio Nosso Senhor Jesus Cristo.

Você pode imaginar facilmente, meu caro , como Nosso Senhor devia ficar “decepcionado” — como Deus Ele jamais podia ficar decepcionado — e entristecido com a fraqueza dos Apóstolos, antes da conversão deles. Como Ele pode, ainda hoje, ficar “” decepcionado”” com nossas traições e fraquezas. Entretanto, Ele jamais nos abandona, Ele jamais deixa de nos olhar sem misericórdia.

O que lhe peço, hoje, meu caro , é que seu amor pela Igreja Católica não esmoreça, nem deixe de compreender que os atos traidores de seus filhos — principalmente os do clero — não afetam em nada a santidade do Corpo Místico de Cristo. O que lhe peço é que tenha misericórdia pela situação terrível da Igreja. É exatamente essa misericórdia pela Santa Igreja, apesar de tantas misérias e pecados de seus membros, que comprova nossa fidelidade a Ela e a Cristo, e que consola Nosso Senhor neste Gethsemani que é este período pós-conciliar de tantas desgraças. Sejamos fiéis poucos, quando muitos traem. Sejamos misericordiosos com a esposa de Cristo, quanto tantos a esquecem e a mancham com seus pecados. Consolemos a Nosso Senhor por nossa fidelidade vigilante, quando tantos dormem, e quando alguns ficam contando as 30 moedas de sua traição no fundo de seus corações-algibeiras.

Jamais deixe de contemplar a face de Deus escarrada, na face da Igreja humilhada.

Gostaria de ter contato pessoal com você, para, se possível, apoiá-lo no esmorecimento, sustentá-lo na luta, animá-lo no desânimo. Junto com Cristo e com Nossa Senhora.

Enquanto aguardo esta possibilidade, me subscrevo.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão