465- Qual Partido Político Está Mais Próximo da Doutrina Católica?

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

Qual Partido Político Está Mais Próximo da Doutrina Católica?

 

  • Localização: Curitiba – PR, Brasil

 

Paz e Bem!!

Caros irmãos da Montfort*, desejo nesta semana muitas bençãos ao trabalho de vocês, na defesa do Verdadeiro Cristianismo, aquele mantido na Santa Igreja Católica.

As perguntas que faço à vcs, são de cunho político:

– Não quero ficar alheio à política, por isso estava pensando seriamente em me filiar à algum partido;

Por muito tempo acreditei que os Partidos de Esquerda eram os verdadeiros Oásis da Verdade, infelizmente me decepcionei com o que vi. Não posso negar que tem muita gente boa em partidos de esquerda, aliás muitos amigos meus, porém esta gente boa não é suficiente para apagar a “obra” do que “a de ruim”.

Minha pergunta é simples.

– Temos no Brasil algum Partido Político, que ao menos, esteja próximo aos valores da Doutrina Católica?

Sei pelo pouco que pude estudar, que a Santa Igreja, em sua Doutrina Social, condenou os 2 extremos: Comunismo/Socialismo e Capitalismo/Liberalismo.

Seria o PSDC – Partido Social Democrata Cristão, uma boa opção para um Católico?

Vcs conhecem este partido e seus dirigentes?

Vistando o sítio do partido ( http://www.psdc.org.br/), encontrei alguns dados:

Fonte: http://www.psdc.org.br/paginas/borda.htm

“HISTÓRIA

No final da Segunda Guerra Mundial, Konrad Adenauer na Alemanha, e Alcides de Gasperi, na Itália, formularam uma nova Doutrina Política, com o objetivo central de construir uma sociedade livre, justa e solidária. Chamaram de Democracia Cristã este novo pensamento político, ou seja, uma Doutrina Política democrática e fundamentada nos valores humanísticos do Cristianismo: Liberdade, Justiça e Solidariedade.

No ano de 1945, inspirado nos ideais de Adenauer e De Casperi, o Professor de Direito da USP, Cesarino Júnior, juntamente com outros companheiros, entre eles Tristão de Athaíde, fundaram na Cidade de São Paulo, no Teatro Municipal, no dia 9 de julho, o PDC – Partido Democrata Cristão….”

Outro trecho interessante que encontrei no sítio:

Fonte:http://www.psdc.org.br/paginas/borda.htm

“MANIFESTO AO POVO BRASILEIRO

EUROPA 1945.

Fim da Segunda Grande Guerra Mundial.

Apenas grotescos caminhos restavam das ruas.

As cidades destruídas, eram esfinges mortas, embaçadas pela fumaça. E os homens errantes, famintos, desamparados de qualquer esperança…

Foi exatamente neste cenário de dor, agonia, descrença, ausência de futuro, desesperança, que uma nova luz iluminou o mundo: A CHAMA DA DEMOCRACIA CRISTÃ !

Inspirando-se nos valores humanísticos do Cristianismo, no testemunho do Evangelho e nos ensinamentos das Encíclicas RERUM NOVARUM de Leão XIII e QUADRAGESSIMO ANO DE PIO XII, dois homens, ADENAUER, na Alemanha e DE GASPARI, na Itália, plantaram na alma dos cidadãos do seu tempo, um novo conceito de sociedade…”

Sei que não é missão desta Associação, fazer propaganda deste ou daquele partido, apesar de ser extremamente necessário fazer apontamentos sobre o que vai contra a Doutrina Católica. Porém peço ajuda neste caso, já abandonei, felizmente, caminhos que julgava “certo”, agora quero estar na trilha correta.

Pergunta:

Existem países com Partidos Católicos?

Na Paz de Cristo e no Amor de Maria!!!

—————

Muito prezado,
Salve Maria.

Nenhum partido político é recomendável. Todos eles estão dominados pelos inimigos de Deus. Aliás, o próprio conceito de partido é ruim.
O tal partido democrata cristão é sucessor do movimento Sillon condenado por São Pio X. Na Itália, esse partido foi o grande favorecedor do socialismo. No Brasil, ele foi o partido da Ação Católica, movimento dominado pelas idéias do Modernismo e sempre foi aberto ao socialismo.
O que posso he aconselhar é que não se inscreva jamais em nenhum partido: ou você será usado por ele, ou pode entrar num mensalão qualquer. Partidos não são recomendáveis para quem quer permanecer fiel à Deus e à Igreja.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

 

 

*O professor Orlando Fedeli foi presidente da Associação Cultural Montfort de 1983 a 2010.

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão