469- Reino dos Céus

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

Reino dos Céus

 

  • Localização: Caxambu – MG

 

 

“Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito.” (1 Pedro 3,15b)

Caro professor Orlando Fedeli,
saudações!

Sempre tive dúvida a respeito desta passagem do Evangelho de São Marcos a onde lemos a afirmação de Cristo: “Em verdade vos digo: dos que aqui se acham alguns há que não experimentarão a morte, enquanto não virem chegar o Reino de Deus com poder.” (S.Marcos IX,1) Ora sabemos pela lógica que todas aquelas pessoas que ouviram Cristo falara naquele dia já morreram. E o Reino de Deus (o fim do mundo) até hoje não chegou. A muitos anos atrás escutei na homília de uma missa um padre afirmando blasfemadamente que Cristo errou afirmando isto e ainda chamou Cristo de “coitado”. Mais depois ele quis dá uma consertadinha afirmando que Cristo errou como homem e não como Deus. Mesmo assim, não aceitei a explicação dele. Pois sei que Cristo é inteiramente homem e inteiramente Deus. Como erraria? Será que o Pai permitiria uma coisa destas?
Gostaria que o senhor me explicasse esta passagem bíblica!

Desde já agradeço!

 

———————

 

Muito prezado,
salve Maria!

Você tem toda a razão ao dizer que esse Padre blasfemou, acusando Cristo de erro. Jesus Crsto é Deus, e não pode errar. Acusar Cristo de erro é negar implicitamente a sua Divindade
A confusão a respeito desse assunto vem da errada interpretação da palavra Reino.
Nosso Senhor usa a a expressão Reino dos céus em vários sentidos:

1- Ele fala do Reino dos Céus como designativo do Paraíso celestial, para onde irão os justos, em corpo e alma, após o juízo final, no fim do mundo.

2- Jesus diz ainda que o “Reino de Deus está dentro de vós”.

E, nesse sentido, o Reino de Deus designa a graça santificante, a vida de Deus nas almas em estado de graça. Por isso pedimos no Pai Nosso: “Venha a nós o vosso reino”

3 – Reino dos Céus pode designar a Igreja. Por exemplo, quando Jesus diz que daria as chaves do Reino dos Céus para Pedro.

Então, a frase de Jesus para a qual você me pede explicação se referia à Igreja, que seria vista por muitos que estavam então ouvindo Cristo.

4- Um último significado, mais lato, da palavra Reino pode ser o de Cristandade, isto é, a ordem cristã na Sociedade e nos Estados, que não deve ser confundida com um Reino exercido direta e pessoalmente por Cristo presente na terra, o que seria milenarismo, condenado pela Igreja.

Lembre-se que Jesus preveniu que seu Reino não seria deste mundo, e que quando dissessem que Cristo estaria aqui ou acolá, não deveríamos dar crédito.

In Corde Jesu, semper,
Orlando fedeli

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão