790- Livros sobre Inquisição

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

Livros sobre Inquisição

 

  • Localização: Rondônia – PR

Olá caros amigos! A tempo que venho frequentando assiduamente vosso site, realmente é bastante rico em informações a respeito da nossa Santa Mãe Igreja e demais assuntos, passo horas e horas lendo os trabalhos e perguntas dos leitores. Me encantam e divertem as respostas ao mesmo tempo que me entristeço com tamanha ignorância e falta de humildade em que se encontram tantos irmãos perdidos nesse rio de “confusão” que o demônio vem vomitando.

Não escreverei mais nesta presente oportunidade porque minha pergunta é simples. Um amigo leu um livro chamado “Malleus Malleficarum, o Martelo da feiticeira”
(não tenho certeza se se escreve assim), diz ele ser muito interessante, disse ter sido escrito por bispos da igreja católica, que é um livro antigo usado para o julgamento das bruxas, enfim, como ele não é um bom católico, tenho cá minhas dúvidas. Minha pergunta é: Devo investir meu tempo lendo esse livro? Ou não me ajudará no crescimento de meus conhecimentos? O que me diz em a respeito desta obra? Estou querendo começar a ler um bom livro, qual me sugerem?

Deixo meu abraço católico aos irmãos colaboradores do site. Parabéns pelo belíssimo trabalho. Estão em minhas orações.

 

—————-

 

 Muito prezado, Salve Maria!

Muito obrigado por suas palavras de apoio ao site Montfort*.

Gostei bem da expressão que você usou, para descrever a situação atual dos católicos imersos em tão grande confusão:
“tantos irmãos perdidos nesse rio de” confusão “que o demônio vem vomitando”.

Isso mesmo: “um rio de confusão vomitado pelo demônio”.

No futuro, se me permitir, usarei essa expressão metafórica tão bem encontrada por você.

Quanto ao livro Malleus malleficarum, não recomendo que o leia.

Esse livro, é uma obra de inquisidores, tratando de pecados praticados pelos adeptos da feitiçaria. Como o livro entra em detalhes escabrosos, os inimigos da Igreja o editaram para atiçar a curiosidade mórbida de nosso tempo, e não para combater a feitiçaria, antes o publicaram para incitar ódio à Igreja.

Sobre obras de inquisidores é bem interessante ler o livro Manual do Inquisidor escrito pelo Grande Inquisidor Bernard Guy (Essa obra está editada em francês) Caso você tenha interesse em estudar a Inquisição, recomendo-lhe o livro do Prof. João Bernardino Gonzaga “A Inquisição em seu Mundo”, edição Saraiva.

Se você ler italiano recomendo-lhe o livro de Rino Cammilleri “La Vera Storia dell´Inquisizione”, Edizione Piemme, Casle Monferrato, 200.

Em francês, lhe recomendo a Histoire de l´ Inquisition au Moyen Âge de Jean Guiraud ( Ed Auguste Picard, Paris , 2 volumes, 1935).

É impossível compreender a Inquisição sem conhecer a heresia contra a qual ela foi fundada, que foi o catarismo, heresia gnóstica de tipo maniqueu. Sobre os cátaros, então, lhe recomendo os livros de Arno Borst Les Cathares, e a série de livros sobre o Catarismo do historiador pró cátaros Michel de Roquebert: L´Épóppée Cathare ( $ vol,) Les Cathares, e ainda Histoire des Cathares.

René Nelly é outro autor pró-heresia cátara, que vale a pena ler.

Escreva-me sempre, que terei prazer em atendê-lo, e, caso venha a São Paulo, procure-nos para conhecer a Montfort*.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

 

*O professor Orlando Fedeli foi presidente da Associação cultural Montfort de 1983 a 2010.

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão