819- Confissão

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

 

Orlando Fedeli

Confissão

 

  • Localização: Recife – PE

Olá amigos, venho aqui para vcs me tirarem uma dúvida: o sacerdote pode realizar confissões por telefone ou internet ( nas salas de bate-papo )?

—————-

Muito prezado, salve Maria!

A confissão é um sacramento, e os sacramentos exigem contato pessoal do Ministro do Sacramento com aquele que recebe o Sacramento. Confissão por telefone não é possível. Muito menos pela Internet. Assim também a Missa pelo rádio ou pela TV não permite cumprir o preceito. Isso virou show e show até profanador e de baixa qualidade, que pode agradar a “católicos apostólicos corintianos” ou flamenguistas, como um vizinho meu, que ouve e vê, todo domingo, uma Missa pela TV com cânticos ridículos e horríveis.

Quanto ao fato de que muitos padres já não confessam nos confessionários, mas recebem os fiéis em saletas para “bate papos”, mais psicanalíticos do que sacramentais, deve-se lembrar que o Santo Padre o Papa João Paulo II determinou em recente documento — Misericórdia Dei — que fossem restabelecidos os confessionários nas igrejas e com grades, para manter, o quanto possível, o incógnito do penitente, e para separar fisicamente o confessor daquele — e principalmente daquela — que acusa seus pecados.

Infelizmente, no Brasil, a ordem do Papa de que se recoloquem os confessionários nas igrejas foi pouco obedecida. E os mais rebeldes são exatamente aqueles que mais exigem obediência ao Vaticano II, como se ele fosse o único e maior concílio da Igreja católica. O que não é verdade.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão