84- O que é o comunismo?

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

O que é o Comunismo? 

 

 

  • Localizaçao: Piracicaba – SP – Brasil
  • Escolaridade: Superior em andamento

 

O que é o comunismo?

 

———-

 

Prezada, salve Maria.

Sua pergunta é bem concisa. Mas a resposta a ela demandaria volumes.

Respondo-lhe agora concisamente.

O Comunismo é a doutrina que afirma que a propriedade deve ser COMUM a todos, isto é, que não é legítimo alguém ter propriedade particular. Tudo seria do Estado, quer os bens de uso, quer os bens de produção. Bens de uso são, por exemplo, a casa em que se mora, o automóvel que se usa. Bens de produção seriam uma casa alugada, um automóvel ou uma máquina que se aluga, para auferir lucro.

O Comunismo moderno é proveniente da filosofia materialista de Karl Marx. Ele afirma que só existe a matéria. Nem Deus, nem a alma existiriam. Não haveria céu, nem inferno. A vida seria apenas aqui. Tudo seria feito por interesse material. Inclusive a carta que você me escreveu e esta que estou redigindo.

Todos seriam iguais.

A Igreja condenou o comunismo em inúmeros documentos, como “intrinsecamente mau” (Pio XI , Divini Redemptoris).Por essa razão a Igreja condenou qualquer cooperação com o Partido Comunista.

Alguns pretendem defender o socialismo, como sendo um comunismo de face humana. A Igreja Católica, pela encíclica Quadragesimo Anno, de PIo XI (1931) afirmou que é impossível ser católico e ser socialista ao mesmo tempo, porque estas são posições doutrinárias completamente antagônicas. Catolicismo e socialismo são termos opostos, que mutuamente se excluem.

Evidentemente, esta resposta não esgota o assunto que é bem vasto. Recomendo-lhe que leia as encíclicas Papais que trataram desse tema, desde o século XIX.

In Corde Jesu, semper,

Orlando Fedeli

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão