902- O Aprendizado do Menino Jesus

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

O Aprendizado do Menino Jesus

 

  • Localização: Florianópolis – SC

 

Muito Prezado Prof. Orlando,

Alegro-me em novamente lhe escrever. Venho pedir seu auxílio, quem sabe abusando da gentileza que sempre manifesta para comigo, a fim analisar uma questão de caráter cristológico. Jesus, perfeitamente homem e perfeitamente Deus, foi concebido no seio da Santíssima Virgem, nasceu em Belém e conviveu entre os homens. Sendo Deus, como se deu a apreensão de conhecimentos humanos, relativos às coisas mais simples, como caminhar, ser alfabetizado, trabalhar com carpintaria, entre outras atividades assemelhadas? Certamente nunca Lhe faltou a ciência de sua natureza divina. De que modo este dado (a ciência de ser Deus) altera as faculdades humanas de conhecer e aprender do bebê, da criança e do adolescente que Nosso Senhor foi?

Renovo minha cordial saudação, Em Cristo.

 

——————

 

Muito prezado, salve Maria!

É com prazer que respondo à sua pergunta.

Em Nosso Senhor Jesus Cristo, há duas naturezas, numa só pessoa.

Em Cristo há :
1) a natureza divina do Filho Unigênito de Deus, o Verbo de Deus.

2) a natureza humana, concebida por obra do Espírito Santo, no seio da sempre Virgem Maria.

Essas duas naturezas estão unidas numa só pessoa, a do Filho, Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.

É o que a Teologia denomina de união hipostática, união numa só pessoa.

Tendo Cristo duas naturezas, Ele tinha, então, duas inteligências e duas vontades: uma Inteligência divina, a do Filho de Deus, a do Verbo, Sabedoria eterna de Deus, e uma inteligência humana. Tinha duas vontades: uma vontade divina, e outra humana. Essas duas vontades queriam sempre a mesma coisa. Havia então, em Cristo uma só vontade moral, porque as suas duas vontades, a divina e a humana, desejavam sempre a mesma coisa.

Lembra-se você de que Cristo rezou no Horto das Oliveiras: ” Pai, se possível, afaste de Mim este cálice, mas faça-se a Tua vontade [divina] e não a minha [vontade humana]”.

Assim também, Cristo tudo sabia com a sua Inteligência divina. Mas aprendia com a sua inteligência humana. Por isso, Nossa Senhora ensinou o Verbo de Deus a falar enquanto homem.

Por isso, Ele, aos doze anos, no Templo de Jerusalém, fazia perguntas aos doutores, enquanto homem, e os ensinava enquanto Deus.

Por isso disse Nosso Senhor que nem o Filho do Homem — [Ele enquanto homem, descendente de Adão] — sabia quando seria o fim do mundo. É claro que Ele, como Deus sabia esse dia do fim do mundo, mas não o sabia enquanto homem.

Espero ter elucidado o problema que você me colocou. Caso queira mais explicações, escreva-me que o atenderei com prazer.

In Corde Jesu, semper,

Orlando Fedeli.

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão