91- Confissão Comunitária

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

Confissão Comunitária

 

  • Localizaçao: Mossoró – RN – Brasil
  • Religião: Católica

 

Professor, gostaria de saber quando se deu inicio a confissão comunitária(se é que existe) e se tem aprovação do Papa.

 

———-

 

Prezado salve Maria

O Sacramento da Penitência ou Confissão tem, e sempre teve, um caráter pessoal, e nunca comunitário. Ainda agora, o Papa João Paulo II , pelo Motu Próprio Misericordia Dei, salientou este ponto. (Veja, no site Montfort, o texto desse decreto do Papa).

O que a Igreja permite em casos de grave e próximo perigo de morte – por exemplo, na queda de um avião — é que, não havendo evidentemente tempo para ouvirem todas as pessoas em confissão particular, um sacerdote que esteja presente no avião, dê, a todos a absolvição coletiva, sem haver necessidade de confissão pessoal.

Se alguém escapar vivo da queda desse avião, está obrigado a confessar-se dos pecados de que foi absolvido coletivamente.

Ainda na Segunda Guerra Mundial, Pio XII permitiu que fosse dada a absolvição coletiva a grupos de soldados que partiam para uma ação imediata, sem tempo para se confessar.

Após o Vaticano II , introduziu-se um abuso muito grande nessa questão. Muitos sacerdotes, alegando que havia grande quantidade de fiéis para confessar-se, promoviam absolvições coletivas. Dai nasceu outro abuso: as “confissões” comunitárias, que o Papa acaba de combater no Motu Próprio Misericordia Dei. Nesse documento, que obriga a todos os sacerdotes do mundo, e desde a sua publicação, os padres estão proibidos de dar absolvição comunitária, mesmo que haja grande afluxo de fiéis para a confissão.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão