962- Ecumenismo e Irenismo

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

Ecumenismo e Irenismo

 

  • Localização: Cachoeiro de Itapemirim – ES

 

Que a paz de Cristo e o amor de Maria Santíssima ilumine a todos da Montfort*;

É um enorme prazer escrever para os senhores, dessa importantissima associação cultural, e acima de tudo, Católica.

Tenho uma dúvida, referente a Concílo Vaticano II, e sbre o ecumenismo que surgiu após esse concílio.

Após o fim do CVII, a Igreja abriu as portas do ecumenismo, mas tem algumas pessoas defendendo a idéia de que a Igreja sempre defendeu o ecumenismo, e que, alguns Papas criticaram foi o ecumenismo irenista, ou irenismo.Sendo assim, gostaria de saber a diferença entre ecumenismo e irenismo, e qual desses “modelos” o CV II defendeu.Pois, muitas pessoas andam dizendo que sou herege, e o professor Orlando também.

Bem, não quero tomar muito o precioso tempo de vocês, e se tomo o tempo dos senhores dessa maneira, é porque tenho o intuito de defender a fé que herdei dos meus pais, e que é, com muito orgulho, e honra, a minha fé, que defendo com unhas e dentes.

Gostaria de agradeçer a imensa ajuda que sempre obtive de todos da montfort*, vocês são raios de sol na imensa treva que hoje vivemos, por isso, agradeço, desde já, muito obrigado, meus irmãos!

Atenciosamente;

——————–

 

Muito prezado,
Salve Maria.

Irenismo quer dizer pacifismo. É o contrário de polemismo. A Montfort* é polêmica, isto é, faz guerra às heresias.
O irenismo era a atitude dos modernistas que defendiam ser errado lutar contra os erros e heresias, e que se deveria atrair os hereges com uma atitude pacifista, sem combatividdae. Esse erro foi condenado na encíclica Mortalium Animos de Pio XI escrita em 1929 contra o modernista Dom Lambert Beauduin, por ter fundado o mosteiro beneditino de Amay na Bélgica, para promover o diálogo ecumênico e irênico com os ortodoxos.
Resultado: os monges se tornaram cismáticos. Também a heresia dos Americanistas defendia o diálogo irênico e ecumênico com os hereges e promoveram o Congresso das religiões de Chicago, em 1894. O ecumenismo irenista dos americanistas foi condenado por Leão XIII na encíclica Testem Benevolentiae.
O Concílio Vaticano II foi controlado pelos discípulos de Monsenhor Beauduin e dos modernistas e, por isso, defendeu, o mesmo ecumenismo irenista que se vê hoje por toda a parte e que tem produzido ZERO conversões ao Catolicismo e milhões de apostasias entre os católicos.
Um abraço bem amigo.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

*O professor Orlando Fedeli foi presidente da Associação cultural Montfort de 1983 a 2010.

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão