Como é o governo do Vaticano?

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Data: 01-Mar-2019
De: Alessandro Baldez Viana.
Cidade: São Luís – MA
Assunto: Como é o governo do Vaticano?

***

Bom dia.

Sou seguidor do canal do Instituto e aprendi muito sobre a História e sobre o catolicismo. Estou estudando história do Maranhão e tenho ênfase em analisar a influência da igreja católica como a grande instituição que impulsionou a formação do Brasil e do meu estado. Nas pesquisas acabei me envolvendo com grupos de estudos monárquicos. Tenho grande interesse de debater nestes grupos a forma de governo do Vaticano, existe alguma obra em português que possa englobar o mínimo de conhecimento necessário para entender o que é o governo do Vaticano, analisando sua história, características e influência no mundo!

Agradeço a atenção e que Deus os abençoe!

***

Resposta

Muito prezado Alessandro, salve Maria!

Obrigado pelas palavras de apoio a este pequeno apostolado que procuramos manter.

A forma de governo que Deus aplicou à sua Igreja é a mesma que Ele usa para governar o universo: a monarquia.

Das três formas de governos possíveis (monarquia, aristocracia e democracia) a monarquia é a mais perfeita.

Não lhe recomendo, porém, que se envolva com os monarquistas tupiniquins que estraram em moda recentemente. Sua ligação com a chamada direita e com a TFP (hoje IPCO) são motivos suficientes para nos mantermos afastados deles.

O problema atual não é de origem política, mas moral. A solução, portanto, não será política, mas religiosa. É a conversão das pessoas que produzirá uma sociedade melhor.

Veja o que fez Jesus Cristo. Não instituiu um governo temporal. Não foi para Roma a fim de conseguir influenciar o senado. Ele procurou converter aqueles com quem teve contato. Um a um. E foi a conversão das pessoas, com sua consequente mudança de vida, que produziu uma mudança na sociedade. E mil anos depois havia a Idade Média.

Muito católicos caem no erro de acreditar numa solução política para os problemas da sociedade atual. É uma grande tentação. Só a conversão sincera pode produzir uma sociedade baseada nos princípios cristãos. Não é o sistema de governo que produzirá tal resultado. Pelo contrário, a conversão das pessoas é que vai proporcionar o surgimento de uma sociedade com um governo justo. Não o contrário.

Sobre o estudo da história do governo da Igreja recomendo-lhe que leia a história dos Papas (conheço a do Dr. Louis Pastor, mas está em francês) e uma boa coleção de História da Igreja. Aquela do Bernardino Llorca poderá ajudá-lo. Ela está em espanhol. Mas normalmente quem lê português, lê espanhol também.

Espero ter esclarecido sua dúvida.

SM

André Melo