Colonização da África

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Data: 2-Fev-2018
De: Muamudo
Cidade: Moçambique
Assunto: Colonização da África

***

Bom dia sou um jovem moçambicano, que por sinal acompanhou o vídeo do prof. sobre a África -colonização e descolonização, e fiquei muito triste sobre determinadas abordagens. Vejamos

  • Mandela nunca foi um terrorista, investigue melhor sobre o regime apartheid muitos sul africanos sucumbiram e foram humilhados e tirados a dignidade por causa dessa lei.
  • O porquê da demonização da teologia africana? como se os cristãos católicos fossem a opção 100% correta, todo o povo tem os seus costumes, rituais etc. exemplo dos egípcios, os maias até os índios que boa parte deles foi exterminado das américas.
  • O povo africano ficou sim civilizado com a vinda dos europeus mas a civilização sem dignidade e liberdade é um fiasco, chamar a Graça Machel de ingrata, foi longe demais a liberdade não tem preço muitos lutaram e caíram para que hoje pudéssemos desfrutar dessa liberdade.
  • Focou muito na magia negra como um mal do povo africano, Os romanos os gregos também eram praticantes de magia negra mas ninguém foca isso .

***

Resposta

É claro que o Apartheid foi uma aberração, uma coisa criminosa. Porém, Nelson Mandela foi um mito criado. Ele fundou o braço terrorista do Congresso Nacional Africano em 1961 (sendo responsável por vários atentados), era comunista, apoiou o assassino Fidel Castro e tinha ligações com Muamar Gaddafi.

O que se entende por “teologia africana”? A teologia é UNA, só existe uma porque decorre do Deus Uno e Trino e da Igreja Católica, que não enxerga raças como ensinou São Paulo em suas cartas, a teologia não é própria de nenhuma raça ou região. Dizer uma “teologia africana” ou “brasileira” é no mínimo um erro grosseiro.

Graça Machel foi casada com o comunista e assassino Samora Machel, você sabe melhor do que eu o que ele fez em Moçambique, entre seus feitos, estavam os “campos de reeducação” à moda chinesa. Graça é a prova de que havia ascensão social, afinal estudou alemão e se formou em Lisboa. Portugal foi ruim? O que era bom eram os campos de reeducação de Samora? O Comunismo é bom? O Animismo arcaico e seus rituais macabros eram bons? O que veio depois de Portugal e de outras independências? As guerras civis, os ditadores sanguinários, o comunismo, a volta do paganismo etc. Boa parte da África não estava preparada para a independência.

Foi a Igreja Católica que trouxe civilização ao mundo incluindo a África. Com exceção de Israel, todos os povos tinham práticas selvagens, o que incluía sacrifícios humanos. Grécia e Roma também tinham suas sujeiras e eram pesadas, nós sempre ensinamos isto em nossas aulas, jamais esquecemos das barbaridades do Coliseu romano e dos infanticídios em Esparta, por exemplo.

Marcelo