Inquisição

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Data: 28-Jan-2018
De: Raphael
Cidade: Niterói-RJ
Assunto: Inquisição

***

Boa noite. Assisti a palestra da dr. Laura Palma sobre Inquisição. Minha dúvida é: Há alguma conexão da redescoberta do direito romano no século XII com a instauração do tribunal da santa inquisição no século XIII?

***

Resposta

Prezado Raphael

A redescoberta do direito e sua difusão como consequência Renascimento do séc. XII não foi causa direta da Inquisição, que foi feita por Gregório IX com o intuito de proteger inocentes de serem condenados como hereges, e dar aos hereges possibilidade de arrependimento sem pena.

Porém, sem dúvida, o direito romano influenciou os métodos que foram sendo construídos para o funcionamento do tribunal inquisitorial. Os dominicanos particularmente foram os que tomaram cargo da Inquisição e também os que tinham grande penetração nas Universidades e portanto tiveram grande contato com esse direito “novo”.

A Igreja agiu em matéria de direito, como agiu com a filosofia clássica. A frase de Bernardo de Chartres “Somos anões nos ombros de gigantes vemos, portanto, mais coisas do que eles viram e vemos mais longe do que eles” sintetiza bem isso. A Igreja Medieval incorporou sempre que pode o que havia de valioso do paganismo fazendo-o concordar com teologia católica.

Espero ter respondido

Obrigada

Laura Palma