1259- Heresias de um Estudante de Teologia – I

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

Heresias de um Estudante de Teologia – I

 

  • Localização: São Paulo – SP

Meus irmãos,

Li resposta de uma carta que questionava sobre a existência de Adão e Eva, onde a pessoa obiteve uma esplanação do Padre Cleodon, através da católicanet.

Mais horrorizado do que vocês, fiquei eu ao ver que a pessoa que respondeu e criticou o padre, chamando-o até de herege, não tem conhelcimento nenhum de teologia.

Como pode uma pessoa sem formação teológica ministrada pelas pontifícias, com grade curricular chancelada pelo Vaticano, até pelo atual Papa Bento XVI, na época, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, dizer que o que o padre falou é heresia? Se não tem formaçãop teológica apropriada, não deve deturpar os ensinamentos da nossa igreja, pregando conceitos pessoais.

Hamuitos anos que a igreja não atribuí mais os primeiros livros da Bíblia a Moisés, pois já se tem conhecimento que elenão escreveu nada.

Acaso não acompanham a evolução das ciências, as quais a igreja se baseia também como auxílio para interpretar os escritos sagrados.

Como poderia Moisés ter escrito a Torá em hebraico se na época não havia ainda se formado o alfabeto escrito do povo, se nem sabiam escrever ainda, se após centenas de anos vivendo no Egito, o povo falava egipicio? Até Moisés falava egipicio. Centenas de anos após a saída do povo da escravidão é que se formou o alfabeto e a escrita hebraica, que ainda no decorrer dos anos, foi se modificando. Só para se ter idéia, as vogais do alfabeto hebraico só foram criadas centenas de anos após o nascimento de Jesus.

Quem descobriu isto? Foram a arqueologia, a antropologia, com o auxílio da física, quimica, biologia etc., e depois de muito analisar, com anuência da igreja católica.

Antes de responder às perguntas, vocês deveriam procurar se aprofundar mais nos fundamentos teológicos da nossa igreja para não transmitirem inverdades, que estas sim, podem ser chamadas de heresias. Estão cometendo algumas sem conhecimento.

Paz e bem,

Estudante 3° ano graduação teologia
Ponltifícia Faculdade de Toologia Nª Sª Assunção.

————————-

Muito prezado,
Salve Maria.

Infelizmente devo dizer-lhe que você está completamente enganado e quem o enganou foi algum padre modernista. Aliás não poderia ser diferente, sendo você aluno de uma faculdade de teologia onde ensinam muitos hereges defensores do Modernismo. Lá lhe contam fábulas.
Foram os hereges modernistas que negaram que Moisés foi o autor do Gênesis. Sua afirmação de que Moisés não escreveu nada contraria frontalmente a doutrina católica, e o que determinou a Comissão Bíblica sobre a autoria do Gênesis.
Quando os hereges modernistas – como você – negaram que Moisés fosse o autor do Pentatêuco, consultou-se a Pontifícia Comissão Bíblica fazendo a seguinte dúvida e pergunta:

“Dúvida I: Se os argumentos, acumulados pelos críticos para combater a autenticidade mosaica dos livros sagrados que se designam com o nome de Pentatêuco são de tanto peso que, sem ter em conta os muitos testemunhos de um e outro Testamento considerados em seu conjunto, o perpétuo consentimento do povo judeu, a tradição constante da Igreja, assim como os indícios internos que se tiram do próprio texto, dêem direito a afirmar que tais livros não têm a Moisés por autor, mas que foram compostos de fontes, na maior parte, posteriores à época mosaica.
Resposta:negativamente”.
(Resposta da Comissâo Bíblica em 27 de Junho de 1906. Cfr. Denzinger, 1996).

E fique sabendo que a Igreja não tem que acompanhar a Ciência pois Cristo não deu as chaves do reino dos céus a Darwin mas a São Pedro e a seus legítimos sucessores. Portanto, você está completamente errado.
E você, cheio de empáfia, me escreve:

“Só para se ter idéia, as vogais do alfabeto hebraico só foram criadas centenas de anos após o nascimento de Jesus”.

E na escrita egípica você garante que se escreviam vogais?
Pior que a empáfia de ignorantes é a soberba de hereges. Você, infelizmente, juntou as duas.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão