14- Batismo Para Adultos

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

Batismo Para Adultos

 

  • Idade: 33
  • Localizaçao: São Paulo – SP – Brasil
  • Escolaridade: 2.o grau concluído
  • Religião: Católica

 

Prezado professor Orlando Salve Maria

Gostaria de saber à respeito do Batismo para adultos se é necessário os padrinhos, e se independe a sua religião ?

Gostaria de saber também se, sem o batismo, a pessoa não recebeu os dons do espírito santo ?

Antes do Batismo a pessoa deve confessar os seus pecados ?

O quê significa a palavra “Católico” ?

O quê foi a inquisição ?

Uma pessoa que não pertence a religião católica, mas é uma pessoa que sempre fez o bem aos outros, não se salvará ?

O catecismo foi retirado da Bíblia ?

Obrigada.

———-

Prezada , salve Maria.

Você coloca muitas perguntas ao mesmo tempo, e perguntas de natureza muito diversa. Hoje lhe respondo as questões que você colocou sobre o Batismo. Como você deve saber, o Batismo é um sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, para perdoar o pecado original em nós, fazer-nos filhos adotivos de Deus, membros da Igreja Católica, e herdeiros do Céu. Pelo Batismo somos inseridos na Igreja, como membros do Corpo Místico de Cristo.

Para sermos batizados devemos ter fé em tudo o que Cristo ensinou, e querer pertencer à sua única Igreja, que é a Igreja Católica Apostólica Romana. A Igreja é Católica, palavra que quer dizer universal, porque Cristo fundou a sua única Igreja para todos os homens, de todos os povos, de todas as raças, ricos e pobres, sábios e ignorantes, enfim, para todos. Ele quer que todos tenham a verdade, e que todos se salvem.

Os padrinhos de Batismo devem ser católicos, sim, porque eles devem ser como pais na fé, para os que são batizados, responsabilizando-se por sua fidelidade à Igreja, à doutrina católica, e por sua formação moral. Quando uma pessoa adulta é batizada, o Batismo apaga não só o seu pecado original, como apaga também todos os seus pecados pessoais, bastando que ela se arrependa deles, sem precisar, então, confessá-los. Ela deve confessar os pecados que cometer depois do Batismo, caso os cometa.

A Igreja ensina a todos uma só verdade. O Catecismo ensina as mesmas coisas que se estudam na Teologia, mas em nível mais simples. O que está no Catecismo é a doutrina da Igreja, doutrina que Ela recebeu de Deus pela Sagrada Escritura (a Bíblia) e pela Tradição. São duas as fontes da verdade da Igreja: a Tradição e a Escritura. O depósito da Fé foi confiado por Cristo à Igreja, tendo o Papa as chaves do Reino do Céu, isto é, a autoridade para decidir o que está certo ou errado, o que está de acordo com a Bíblia e a Tradição, assim como o Papa é que tem a autoridade para condenar algo como sendo contrário à revelação da Bíblia ou contra a Tradição.

Sobre a Inquisição, peço-lhe que procure, no site Montfort, as explicações que já dei a outros consulentes.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.

 

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão