Orlando Fedeli
Papa Bento XVI, FSSPX, Roma
- Localização: Maringá – PR
Salve Maria,
Imagino que trabalho responder a tantas perguntas que aqui se apresentam, e ainda mais dentro da doutrina na Santa Igreja. Tenho visto com muita alegria as notícias a respeito da FSSPX e suas conversas com Roma, visando um acordo que permita a comunhão plena e peço a Deus que ocorra tudo isto o mais rapidamente possível. Na última revista 30dias que recebi haviam entrevistas tanto do Cardeal Hoyos, como do superior da FSSPX. Pelas falas de ambos é possível ver que estão encaminhando bem as negociações. Sempre achei este site uma boa fonte de informações sobre a situação atual e também histórica da Igreja, mas dias atrás ao deparar-me com a afirmação: “Bento XVI vive ainda nas trevas de sua formação modernista, e anda ainda bem longe de Roma.” fiquei um tanto assustado. Creio que a Igreja é visível e tem em sua direção Pedro, doce Cristo na terra que reina hoje sob o nome de S.S. Bento XVI, a própria fraternidade sempre reconheceu o fato que a Igreja está em Roma e que temos validamente um Papa reinante, creio que esta afirmação da distância entre o Papa e Roma deveria ser melhor trabalhada, pois dá impressão de sedevacantismo, gostaria de ver a situação esplanada.
Fraternalmente
——————-
Muito prezado,
salve Maria!
Fico contente com suas palavras de elogio a nosso trabalho e com a confiança que deposita em nós.
Graças a Deus as negociações entre a FSSPX e o Papa Bento XVI — Papa legítimo, a quem devemos acatar e obedecer como Vigário de Cristo — estão caminhando bem.
Lamentamos que nós tenhamos expresso de modo não muito claro.
O que distinguimos foi entre as idéias do teólogo Ratzinger e de sua formação entre os modernistas, ideias que podem ser criticadas, e o Papa Bento XVI, a quem devemos e damos toda nossa obediência.
É claro, porém, que embora o Papa como pessoa particular esteja mudando muito, as idéias em que ele foi formado, o prejudicam enquanto pessoa. Foi isso o que quisemos dizer.
A Montfor condena o sedevacantismo com toda as suas forças, e obedece ao Papa Bento XVI em tudo o que ordena, sempre como a Santa Igreja determina que se obedeça ao Papa. Mais ainda: consideramos o Papa Bento XVI com grande estima filial, e esperamos que seja ele o Papa que vai fazer a Igreja retornar ao que Ela sempre foi, como se profetizou nos sonhos de Dom Bosco e no Terceiro Segredo de Fátima.
Por isso é de todo o coração que clamamos — especialmente com relação a Bento XVI — Viva o Papa! Viva o Papa Bento XVI!!!
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli
*O professor Orlando Fedeli foi presidente da Associação cultural Montfort de 1983 a 2010.