1551- Site Conquista Um Verdadeiro Amigo

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

 

Orlando Fedeli

Site Conquista Um Verdadeiro Amigo

 

  • Localização: Araçariguama – SP, Brasil

Prof. Orlando gostaria de parabenizar o excelente trabalho que o site Montfort* presta para a Igreja e para todos os que querem saber mais sobre a posição da Igreja sobre certos assuntos, embora muitas vezes haja alguma divergência como no caso do Opus Dei, da RCC, mas enfim eu agradeço e indico pois toda vez que preciso de algum assunto católico é no site da Montfort* que recorro e sempre encontro a matéria que necessito.
Só gostaria de, é claro com toda a minha pequenez diante de alguém tão vasto de conhecimento, lhe sugerir que se possível temperasse mais as palavras, pois muitas pessoas não leem o site e com isso perdem um alimento sólido, por não aceitarem as palavras duras que muitas vezes o senhor dirige as pessoas e aos sacerdotes.
Peço isso justamente por saber de experiência própria que o site da Montfort* é hoje um dos melhores para a formação católica e deixar as pessoas sem esse material importantíssimo por causa de uma maneira de falar, penso que não seria o mais prudente e tão pouco a vontade de Nosso Senhor e mesmo sem conhecer o senhor pessoalmente acredito que também não seja a sua intenção.
Com certeza alguém com tanto conhecimento e dedicação e com um trabalho de apostolado tão importante não quer que as pessoas se percam e com certeza muitas pessoas se encontrariam com a doutrina da Igreja se lessem o que o senhor escreve e muitas que indiquei, quase todas não leem por causa do vosso vocabulário.
Talvez o senhor até me responda mal também essa carta, não tem problema, porque a intenção não é de criticar o senhor, ao contrário, como disse, sou leitor assíduo do site e um grande admirador do seu trabalho. Se lhe escrevo é justamente por caridade com as pessoas que poderiam ser beneficiadas com a grandiosidade que Deus depositou em suas mãos através dos seus estudos, dedicação, trabalho e amor a Igreja.

Peço a Deus que continue o abençoando, pois tenho certeza que um trabalho tão importante para Deus e a Igreja não deva ser fácil de ser exercido. que a Santíssima Virgem lhe cubra com manto celeste e proteja todos os seus serviços

———————

Muito prezado, salve Maria.

Agradeço do fundo da alma sua carta, que li com toda a atenção, especialmente o que você me diz sobre minha linguagem e meu estilo.

Procuro dizer a verdade nua e crua, quando a pessoa ataca a doutrina católica. E, quando a pessoa mostra boa intenção– como é o seu caso– trato a pessoa com toda a mansidão possível. Aprendi isso no Evangelho.

Com efeito, Nosso Senhor era duríssimo contra aqueles que pareciam bons (os fariseus), tendo fama de santos diante do povo, e na verdade eram filhos do demônio. Cristo chamou os fariseus de serpentes, raça de víboras, hipócritas, sepulcros caiados, malditos e filhos do diabo.

Se hoje Nosso Senhor viesse ao mundo, do mesmo modo e com a mesma linguagem , Ele, que era infinitamente manso e humilde de Coração, Ele usaria as mesmas palavras duras contra os inimigos da Fé, hoje. O estilo de Nosso Senhor era duro com a rocha para com os maus, e doce e misericordioso para com os pecadores arrependidos. Porque a misericórdia de Deus é para aqueles que o temem, cantou Nossa Senhora no Magnificat.

Certamente haveria quem se escandalizasse com o estilo de Nosso Senhor. Nem por isso ele mudaria de estilo, pois esse é o estilo da justiça.

Pode muito bem ser que eu, sendo pecador, passe da conta em meu modo de escrever e de falar. Ou que por vezes não diga tudo o que deveria dizer. Mas, se há alguma coisa no site Montfort* que atrai centenas de milhares de leitores é a verdade católica que o site proclama . E também, pelo menos um pouco, pelo modo franco e claro que a Montfort* adota. Porque em época de um sentimentalismo adocicado, que em tudo o que se diz coloca veludos e sedas, onde quase ninguém diz a verdade inteira e nem claramente, é na clareza e na firmeza que os bons procuram a verdade. Ou seria preferível adotar o estilo maciamente estofado, tão em uso entre os católicos liberais?

Nosso Senhor nos disse que: “Seja a vossa linguagem sim, sim e não, não. Tudo o que passar disso, vem do demônio”.

Por isso, meu caro, agradecendo sua caridade e sua advertência, permito-me dizer-lhe: obrigado!

Obrigado sim, por sua intenção caridosa. Mas não seguirei seu conselho. Pois não busco ter muitos leitores. Busco dizer a verdade. Ainda que poucos me sigam na postura de dizê-la e de defendê-la. Mesmo ficando só, defenderei a verdade com voz clara e alta. Nisso está o êxito do site Montfort*: buscando o reino de Deus e sua justiça, teremos tudo o mais em acréscimo. Inclusive um grande número de leitores. Pois veja seu próprio caso: mesmo tendo restrições ao meu estilo, você não deixa de ler o site Montfort*, e até reza por mim e por meu trabalho. E quem conquistou a oração amiga e admirativa de alguém, apesar de que o estilo o choque, conquistou o que há de mais preciso nesse alguém: a inteligência e a caridade.

É o que meu estilo, duro, arrancou de sua alma: a melhor parte de um amigo sincero, meu caro.

Escreva-me sempre. E reze sempre por mim.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

*O professor Orlando Fedeli foi presidente da Associação cultural Montfort de 1983 a 2010.

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão