401- Canção Nova

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

Canção Nova

 

  • Localização: Brasil

 

Meu querido Professor Fedeli, muito obrigado pela resposta.

Existe, também, um canal de TV chamado Canção Nova. Já tive oportunidade de assistir algumas pregações. O sermão do Padre Jonas Abib é muito descontraído. Outro dia, ele comentou que o Movimento Carismático nasceu por inspiração do Papa João XXIII e que o Papa João Paulo II tem grande admiração pelo trabalho de evangelismo desenvolvido pelos Carismáticos. O Padre Jonas prega, também, que devemos buscar o Batismo do Espírito Santo e os dons do Espírito Santo (como exemplo: o falar em línguas estranhas).

Tenho observado ainda, que o Movimento Carismático vem atraindo um grande número de jovens. Eu pergunto: na sua opinião, o futuro da Igreja Católica está no Movimento Carismático ou este movimento passará como passou a Teologia da Libertação dos padres comunistas (como se fosse possível ser cristão e comunista aos mesmo tempo)?

A paz e a graça de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Atenciosamente.

——————-

 

Muito prezado, salve Maria.

Acabo de responder uma outra mensagem sua –e de modo decepcionante — pois não pude atendê-lo: minha ignorância sobre livros é maior do que meu desejo de atendê-lo.

Quanto ao Padre Jonas Abib, nunca assisti seu programa, pois não tenho TV. Mas acabo de responder a uma consulente, fazendo um ligeiro exame de dois opúsculos dele: “A Biblia foi escrita para você ” (Loyola) e “Aspirai aos dons espirituais”, que são lamentáveis. Neles há erros graves como, por exemplo, a defesa de que devemos ter certeza de já estar salvos. Essa é uma tese condenada pelo Concílio de Trento.

E se isso fosse verdadeiro, para que seria então necessário ler a Bíblia ou aspirar aos dons do Espírito Santo?

Logo mais você poderá ler, no site Montfort*, minha análise desses dois livros.

Você tem razão ao dizer que a Teologia da Libertação colocava uma tese absurda: ser cristão e marxista, ao mesmo tempo. Ela acabou condenada, e o ex frei Boff largou a batina…Virou Genésio.

Quanto à RCC, ela também tem erros bem graves, alguns deles, a própria CNBB apontou, em documento oficial. Creio que esses erros a farão desaparecer muito rapidamente. Aliás, o que ela provoca é mais uma adesão apaixonada e emotiva do que convicta, e é próprio da emoção ser passageira.

Quantos movimentos surgiram desde o Vaticano II, cada um prometendo ser a solução e a salvação da “debâcle” que vivemos no século XX, e neste início do terceiro Milênio (que começa com Bin Ladens), e desparecendo para dar lugar a outro, ainda mais estapafúrdio?

Valeria dizer desses movimentos o que Virgilio, creio, disse certa vez: “Alios vidit ventos, aliosque procellas”.

Ou, como diz a Sagrada Escritura, eles passam como a flor do campo…Toda carne é feno, e toda a sua glória é como a flor do campo. Secou-se o feno e caiu a flor, porque o sopro do Senhor passou sobre ele. Verdadeiramente, o povo é feno; secou-se o feno e caiu a flor, mas a pala05vra de nosso Deus permanece para sempre”(Is. XL, 6-8).

O sopro de Deus… Sopro de Deus é a sua palavra. É porque esses movimentos não se fundamentam sobre a verdade — o sopro ou Verbo de Deus — é que eles não permanecem, mas passam como a flor do campo.

E alguns, desagraçadamente, nem são flores que se cheirem. Não têm o bom odor de Cristo.

Só a palavra de Deus permanece, e o que se fundamenta nela.

In Corde Jesu, semper,

Orlando Fedeli

*O professor Orlando Fedeli foi presidente da Associação Cultural Montfort de 1983 a 2010

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão