400- Lei de Talião

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

Lei de Talião 

 

  • Localização: Brasil

 

 

Li uma resposta do prof Orlando sobre a Lei de Talião e não entendi se o Talião estabelece em si uma igualdade material não-proporcional entre o crime e a pena e teria sido deus que errou no Ant.Test. ao estatuir essa pena e essa desproporcionalidade, escrita sob a “inerrância” bíblica; ou se teriam sido so judeus, que sendo primitivos, entenderam a lei de Talião como igualdade material não-proporcional,e, então deus estaria isento de erro desde a proposição do Talião.

Portanto, gostaria que ele esclarecesse o que quis dizer.

Olha que é importante tal questionamento, porque tal posição expressa sob a “inerrância” veterotestamentária, foi corrigida por Cristo em sua época.

Aliás: Se o Ant.Test. é inerrante para os cristãos e se a “Lei de Deus é perfeita”, por que ela precisaria ser aperfeiçoada por Cristo ? Se a Revelação sempre foi progressiva, por que o Modernismo erra ao dizer que ela evolui ??

Agradeço a compreensão em publicar esta resposta.

12

—————–

Muito prezado, salve Maria !

A Sagrada Escritura é inerrante, pois que a Deus, seu Autor, é impossível cometer erro.

A Lei antiga foi, sim, aperfeiçoada por Cristo. Esse aperfeiçoamento só aprofundou o que a Antiga Lei mandava. Esse aperfeiçoamento não significa que a Antiga Lei contivesse erros.

Quando um aluno aprende os rudimentos da Matemática nas aulas do primário, o que lhe é ensinado está tudo certo. Depois, no ginásio, no colégio e na Faculdade de Matemática se aprofunda e se aperfeiçoa o que o menino aprendera de Matemática no primário. Mas, esse aperfeiçoamento não vai anular sequer a tabuada.

Assim, também a lei do Evangelho aperfeiçoou a lei antiga e a aprofundou. Por isso, disse Jesus que nem um só jota seria tirado da lei, e que Ele não veio abolir a lei, mas cumpri-la.

Quanto à lei de talião– olho por olho, dente por dente — ela significa que deve haver uma igualdade entre crime e castigo.

No Antigo Testamento, essa igualdade era puramente material (olho por olho, dente por dente). No novo testamento essa igualdade é de proporção. Mas, mantém o princípio que deve haver igualdade entre crime e castigo.

In Corde Jesu, semper,

Orlando Fedeli

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão