409- Dúvida Sobre o Batismo

Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão

Orlando Fedeli

Dúvida Sobre o Batismo

 

  • Localização: Curitiba – PR, Brasil

 

 

Duvida: Prezados Senhores do Montfort*.

Tenho sempre procurado encontrar a lógica do catolicismo pois isto fortalece minha fé. Entretanto, ainda não consegui entender a fundo porque a Igreja aceita, total ou parcialmente, o batismo realizado por igreja não católica! Sinto que esta atitude é mais uma prova da grandeza e do desprendimento da Igreja de Cristo, entretanto a rigor desconheço suas razões! Gostaria de um esclarecimento pois acho este ponto importante.

 

—————

 

Prezado, Salve Maria !

Fico contente em saber que você busca compreender a “lógica” que move todas as ações da Igreja Católica. Na realidade, não pode existir no universo nada mais sábio do que o que faz a Igreja. E isso não é de estranhar, pois a Igreja é fundada por Cristo Sabedoria de Deus encarnada.

A Igreja só aceita o Batismo que é ministrado de acordo com o que determinou Nosso Senhor Jesus Cristo, e com a finalidade que tem a Igreja ao ministrar esse sacramento. Portanto, para que o batismo seja válido, é preciso que se derrame água sobre a cabeça da pessoa que vai ser batizada, dizendo: “(Fulano), eu te batizo em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”, com a intenção de perdoar o pecado original, graças à aplicação dos méritos infinitos de Cristo.

A Igreja Cismática Oriental faz isso, e por isso, o batismo dessa ortodoxos cismáticos é válido. Também algumas seitas protestantes ministram o batismo de modo válido. As seitas que não fazem isso, ou que negam que o batismo apague o pecado original, não batizam validamente.

Esperando te-lo ajudado, me despeço.

In Corde Jesu, semper,

Orlando Fedeli.

 

*O professor Orlando Fedeli foi presidente da Associação Cultural Montfort de 1983 a 2010.

image_pdfConverter em PDFimage_printPreparar para impressão